Exposição comemorativa do centenário de Cruzeiro Seixas
O centenário do artista Artur do Cruzeiro Seixas (1920-2020) foi marcado por vários eventos e exposições, terminando no final deste ano com a exposição Cruzeiro Seixas. O Sentido do Encontro, que terá lugar na Sociedade Nacional de Belas-Artes entre 3 de dezembro de 2021 e 26 de fevereiro de 2022.
Com organização da Fundação Cupertino de Miranda e do Ministério da Cultura, em parceria com a SNBA, esta exposição reúne algumas das mais importantes obras da autoria de Cruzeiro Seixas, oriundas de instituições e coleções como a Biblioteca Nacional, o Centro Português de Serigrafia, a Galeria António Prates e o MNAC.
O CAM associa-se a esta iniciativa com a cedência de nove obras da autoria de Cruzeiro Seixas, entre as quais três objetos-esculturas, uma pintura e cinco desenhos, todas realizadas entre as décadas de 1950 e 1980. Com cerca de 160 obras, esta é a maior exposição individual dedicada ao artista, que faleceu em 2020.
Com entrada livre, a exposição conta ainda com o documentário As Cartas do Rei Artur, de Cláudia Rita Oliveira, além de objetos pessoais do artista, documentos e os seus «diários não diários».