Amadeo de Souza-Cardoso na Casa-Museu Teixeira Lopes
A partir de 24 de abril, as Galerias Diogo Macedo da Casa-Museu Teixeira Lopes, em Vila Nova de Gaia, recebem a exposição Desenhos e Caricaturas de Amadeo de Souza-Cardoso. Focada na produção sobre papel do artista amarantino, a exposição resulta de uma parceria entre o Município de Gaia, o Museu Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante, e o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian.
Com uma carreira curta, mas muito profícua, Amadeo explorou diferentes estilos, estéticas, suportes e técnicas, deixando um legado de mais de cinco centenas de obras, produzidas entre 1904 e 1918, ano da sua morte precoce. Incluindo tanto desenhos autónomos como estudos para pinturas, esta exposição procura revelar a importância do desenho e da caricatura no percurso do artista, sobretudo como meios de experimentação e de observação social.
Foi, aliás, através do desenho, que Amadeo afirmou o seu estilo pessoal e atingiu o reconhecimento artístico, estimulado pela publicação do álbum XX Dessins, cujos desenhos originais – seis dos quais fazem parte da coleção do Centro de Arte Moderna – se apresentam nesta exposição. O empréstimo de 24 obras inclui dois estudos para a pintura Os Galgos, um retrato do pintor Eduardo Viana, um autorretrato, entre outras obras.
Além de uma seleção de desenhos e caricaturas, a exposição apresenta ainda o documentário Amadeo de Souza Cardoso – Le Dernier secret de l’art moderne, de Cristophe Fonseca, realizado no contexto da exposição sobre o artista que teve lugar no Grand Palais, em 2016, uma parceria entre a RMN e a Fundação Calouste Gulbenkian. Com curadoria da historiadora de arte Catarina Alfaro, especialista na obra de Amadeo, a exposição decorre até 17 de julho e é acompanhada por um catálogo, que conta com o contributo da investigadora Leonor de Oliveira.