60.º Aniversário do Gabinete de Art in Embassies
Entre 5 e 7 de junho, a Embaixada dos Estados Unidos celebra o aniversário do Gabinete de Art in Embassies, um programa que promove a diplomacia através das artes visuais, proporcionando a apresentação de obras de artistas americanos em exposições realizadas em instalações diplomáticas dos EUA em todo o mundo.
Idealizado pelo MoMA em 1953, este programa foi formalizado pelo presidente John F. Kennedy em 1963, completando agora seis décadas de existência e de promoção da cultura, história e valores dos EUA. Atualmente, o programa envolve mais de 20000 participantes, incluindo artistas, museus, galerias, universidades e colecionadores, e abrange 189 países, realizando mais de 60 exposições por ano.
As celebrações em Lisboa incluem vários painéis de discussão em torno do papel das artes visuais na promoção da diplomacia. No dia 6 de junho, a Fundação EDP apresenta dois painéis de discussão sobre criação de públicos e sustentabilidade nas artes; no dia 7 a Fundação Calouste Gulbenkian é o palco de duas conversas sobre a identidade e narrativa dos artistas e sobre a inclusão. Todas as sessões contam com a participação de vários artistas portugueses e americanos.
Este programa apresenta ainda uma exposição itinerante intitulada Democracy Collection: Advocacy Through Art, que aborda a promoção da democracia em todo o mundo e está aberta ao público entre 6 de junho e 11 de julho na Galeria de Arte Amelia de Melo, na Universidade Católica Portuguesa.