Brenda Novak
Integrada num programa que pretendia apoiar jovens artistas e promover as ligações com o Brasil, a exposição Brenda Novak inaugurou a 22 de agosto de 1989 na Galeria de Exposições Temporárias do CAM. Esta foi a primeira exposição individual dedicada à artista brasileira (São Paulo, 1961), atualmente a viver em Barcelona.
A mostra reunia um conjunto de pinturas abstratas de grande formato, algumas das quais com uma dimensão escultórica, realizadas com recurso a diferentes materiais e técnicas – decalque, tinta artesanal, carvão mineral, pastel de óleo e cortes e costuras sobre as telas. A maioria das obras datava de 1988 e 1989, constituindo produções muito recentes de uma jovem artista com uma grande ligação às artes performativas, em particular à dança.
Com curadoria do então diretor do CAM, José Sommer Ribeiro, a exposição foi acompanhada de um catálogo em português, que continha uma apresentação do curador e um ensaio de Mark Berkowitz, além da reprodução de todas as obras expostas e uma biografia-currículo da artista.