Acontecimentos III
Em 1988, o CAM e o ACARTE lançaram o ciclo «Acontecimentos», um conjunto de três exposições comissariado por Jorge Molder (CAM) e Pedro Miguel Frade (ACARTE). Esta iniciativa, que decorreu entre outubro e dezembro de 1988, dava continuidade ao desenvolvimento de diferentes projetos dedicados à fotografia contemporânea. Durante este período foram inauguradas três exposições, duas conferências e uma mesa-redonda.
Para a realização deste ciclo, foram convidados seis fotógrafos que deveriam captar determinados acontecimentos propostos pelos comissários, afastando-se dos seus temas habituais. As fotografias foram todas realizadas em Portugal e apresentadas em três momentos distintos.
A 6 de dezembro inaugurou a terceira e última exposição deste ciclo, intitulada «Acontecimentos III», que juntou as séries «A Obscuridade e as Luzes da Noite em Lisboa» do fotógrafo francês Bernard Plossu (1945) e do fotógrafo japonês Keiichi Tahara (1951-2017), fotografias apenas dedicadas à noite de Lisboa. Enquanto Plossu foi desafiado a fotografar as «obscuridades de Lisboa», Tahara captou a luz da cidade.
Esta exposição, que durou até 24 de dezembro, culminou na aquisição das 31 obras expostas para a coleção do CAM: 12 fotografias de Plossu e 19 de Tahara, todas a preto e branco. A 7 de dezembro decorreu a mesa-redonda com a participação de Jean-Claude Lemagny, Joan Fontcuberta, Jorge Calado, Jorge Molder, Pedro Miguel Frade.
História das Exposições
No catálogo digital, pode explorar as 1343 exposições de arte organizadas pela Fundação entre 1957 e 2016.
Saber mais