Robert Adams
Screen Form
1917 – 1984
Robert Adams nasceu em Northampton, onde estudou na Northampton School of Art (1933-1944) e trabalhou como engenheiro durante a Segunda Guerra Mundial. Vivendo de pequenos trabalhos, Adams aprendeu de modo autodidático, com influências de Henry Moore, a esculpir madeira, gesso e pedra, com formas abstratas inspiradas no mundo natural. Nos anos seguintes realizou várias viagens que lhe permitiam criar um percurso pessoal mais comprometido com a abstração. Em Paris travou amizade com Constantin Brancusi (1876-1957) e Julio González (1876-1942) e estudou o trabalho de Picasso e Malevich (1879-1935); mais tarde, quando visita Nova Iorque, conhece Alexander Calder (1898-1976), entre outros artistas.
Ensinou design industrial e escultura na Central School of Arts and Crafts em Londres (1949-1960), onde, além de aprender a soldar e trabalhar com metal, conheceu Victor Pasmore, Kenneth Armitage (1916-2002) e Mary Martin, protagonistas do movimento Construcionista no Reino Unido, com quem expôs entre 1951 e 1956. Criou então um interesse particular pela associação de arte e arquitetura, que o leva a executar um célebre mural em relevo para o Teatro Municipal de Gelsenkirchen (Alemanha), numa colaboração com outros artistas como Yves Klein (1928-1962).
Apesar de ser por vezes associado ao que o crítico Herbert Read (1893-1968) chamou de uma «geometria do medo», que caracterizaria artistas como Kenneth Armitage, Lynn Chadwick (1891-1974) ou Reg Butler (1913-1981), as esculturas de Adams distinguem-se da obra destes por uma disciplina formal que jogava sobretudo com ângulos e círculos. O seu trabalho dos anos 60 incluía geralmente folhas de aço soldado, perfuradas para que a luz pudesse penetrá-las ao serem colocadas contra um fundo luminoso.
Foi convidado para participar com Hubert Dalwood na Bienal de Veneza em 1962, após o qual recebeu encomendas por parte de Peggy Guggenheim. Continuou sempre a criar para locais públicos, entre os quais,o edifício da BP, em Londres (1966), e Kingswell, em Hampstead (1973). A partir dos anos 70 utilizou sobretudo moldes de bronze.
Afonso Ramos
Maio de 2010