Robert Adams

1917 – 1984

Robert Adams foi um escultor e pintor inglês que se tornou conhecido sobretudo na década de 1950, quando adota novos materiais como o metal. Traçou, nesta década, um percurso próximo às ideias construtivas. O seu interesse na relação entre escultura e arquitetura traduziu-se em várias encomendas para locais públicas. Faleceu em 1984, deixando uma obra de mais de 700 esculturas, criadas ao longo de uma carreira de 40 anos.

Robert Adams nasceu em Northampton, onde estudou na Northampton School of Art (1933-1944) e trabalhou como engenheiro durante a Segunda Guerra Mundial. Vivendo de pequenos trabalhos, Adams aprendeu de modo autodidático, com influências de Henry Moore, a esculpir madeira, gesso e pedra, com formas abstratas inspiradas no mundo natural. Nos anos seguintes realizou várias viagens que lhe permitiam criar um percurso pessoal mais comprometido com a abstração. Em Paris travou amizade com Constantin Brancusi (1876-1957) e Julio González (1876-1942) e estudou o trabalho de Picasso e Malevich (1879-1935); mais tarde, quando visita Nova Iorque, conhece Alexander Calder (1898-1976), entre outros artistas.

 

Ensinou design industrial e escultura na Central School of Arts and Crafts em Londres (1949-1960), onde, além de aprender a soldar e trabalhar com metal, conheceu Victor Pasmore, Kenneth Armitage (1916-2002) e Mary Martin, protagonistas do movimento Construcionista no Reino Unido, com quem expôs entre 1951 e 1956. Criou então um interesse particular pela associação de arte e arquitetura, que o leva a executar um célebre mural em relevo para o Teatro Municipal de Gelsenkirchen (Alemanha), numa colaboração com outros artistas como Yves Klein (1928-1962).

 

Apesar de ser por vezes associado ao que o crítico Herbert Read (1893-1968)  chamou de uma «geometria do medo», que caracterizaria artistas como Kenneth Armitage, Lynn Chadwick (1891-1974) ou Reg Butler (1913-1981), as esculturas de Adams distinguem-se da obra destes por uma disciplina formal que jogava sobretudo com ângulos e círculos. O seu trabalho dos anos 60 incluía geralmente folhas de aço soldado, perfuradas para que a luz pudesse penetrá-las ao serem colocadas contra um fundo luminoso.

 

Foi convidado para participar com Hubert Dalwood na Bienal de Veneza em 1962, após o qual recebeu encomendas por parte de Peggy Guggenheim. Continuou sempre a criar para locais públicos, entre os quais,o edifício da BP, em Londres (1966), e Kingswell, em Hampstead (1973). A partir dos anos 70 utilizou sobretudo moldes de bronze.

 

 

 

Afonso Ramos

Maio de 2010

 

 

Atualização em 10 março 2016

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.