Pedro Cabral Santo

Lisboa, 1968

Estudou Pintura e Escultura nas Faculdades de Belas-Artes de Lisboa e Porto, especializando-se nas áreas expressivas afetas à instalação e à vídeo-instalação.

Em paralelo, nos últimos 20 anos, tem vindo a desenvolver as atividades de artista plástico e comissário de exposições, destacando-se, entre vários outros, os eventos: X-Rated/Autores em Movimento (Galeria ZDB, Lisboa, 1997), O Império Contra-Ataca (co-comissariado, Galeria ZDB/Instituto La Capella (MACBA), Lisboa e Barcelona, Ill Communication (com Carlos Roque, Sala do Veado, Lisboa, 1998), Espaço 1999 (co-organizador: Museu de História Natural, Lisboa, 1999), SlowMotion, (Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa e ESTGAD, Caldas da Rainha, 2002), Tilt (CAM Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2008) e 7 artistas ao 10º mês, (edição de 2008, CAM Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa), O Pedro e o Lobo (Museu do Neo-Realismo, Vila Franca de Xira, 2008), Exposição Retrospectiva de Fernando Brito 1983-2010 (Centro Cultural Vila Flor, Guimarães, 2011) e Manuel Vieira – CASA (Cordoaria Nacional, Lisboa, 2013).

 

Recentemente expôs no Museu do Chiado (2011) a obra Sem Dó, com Ré (homenagem a Sá de Miranda), trabalho incluído nas comemorações dos painéis de São Vicente de Nuno Gonçalves, realizado em parceria com a artista Lula Pena.

 

Como membro do Pogo Teatro participou em diversos espetáculos levados à cena pelo Grupo, através da produção de textos, realização cenográfica e também como performer/actor.

 

Foi também fundador dos projetos artísticos Autores em Movimento (Greenhouse/Jetlag/X-Rated) e featuring (Unlovable). No plano musical, foi membro fundador do projecto musical IK-MUX e, atualmente, coordena o PROJECTO FUZIVEL, música experimental de fusão.

 

O seu trabalho aborda temas relacionados com a sociedade de consumo, onde toma lugar o propósito experimental, bem como a combinação de meios técnicos e de referências culturais que permitam desencadear a reflexão em torno dos diferentes temas convocados. Desse processo decorre, por exemplo, o papel conferido ao emprego de materiais não convencionais, escolhidos mediante a análise e a compreensão das suas qualidades e dos efeitos que servem à resolução e à coerência plástica de cada peça.

 

Biografia facultada pelo artista

 

Março de 2013

 

Atualização em 10 março 2016

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