Patrick Heron

1920 – 1999

Tendo nascido em Leeds, Patrick Heron começou aos quinze anos por desenhar têxteis para a firma do pai, a Cresta Silks. Estuda na Slade School of Art entre 1937 e 1939, trabalhando a seguir quatro anos como jardineiro em Cambridge e Welwyn, antes de se tornar assistente do ceramista Bernard Leach, em St Ives. Em 1945 muda-se para Londres com a sua mulher, Delia Reiss, dividindo o tempo entra a pintura e a crítica de arte para periódicos britânicos e norte-americanos. Nos anos seguintes, viaja e conhece a pintura das grandes referências das primeiras décadas do século XX (Braque, Matisse). No entanto, a pintura que desenvolverá a partir dos anos 50 é radicualmente não-figurativa, influenciada pelo expressionismo abstrato norte-americano. Foi ordenado Comendador do Império Britânico (1977) e tornou-se administrador da Tate Gallery (1980).

A exposição de Georges Braque (1882-1963) na Tate Gallery, em 1946, teve um impacto decisivo em Patrick Heron, que escreveu um ensaio sobre o artista e foi até Paris para o conhecer pessoalmente. Viajou também pela Provença e por Itália, mas seria a pintura francesa a principal influência no seu trabalho, em particular o trabalho de Henri Matisse (1869-1954), Pierre Bonnard (1867-1947) e Pierre Soulages. Tal reflete-se na cor e luminosidade das suas paisagens, retratos e naturezas-mortas, bem distintas do tipo de trabalho que era então apresentado em St Ives.

 

Contudo, a exposição dos Expressionistas Abstractos, realizada em 1956 na Tate Gallery em Londres, levou-o a dedicar-se exclusivamente a um tipo de pintura radicalmente não-figurativa, fascinado pelo que designava como o «vazio criativo» de artistas como Robert Motherwell (1915-1991), Jackson Pollock (1912-1956) ou Mark Rothko (1903-1970). A partir de então, leva às últimas consequências a arte formalista, em composições verticais e horizontais de manchas e listas suaves, que exploram as coordenadas específicas da pintura: cor, forma, organização, textura e ritmo.

 

Após um breve período de experiências tachistes, começa, a partir de 1957, a sua obra de maturidade, em que vai realizar algumas das mais avançadas experiências feitas na arte britânica no campo da abstração, chegando a afirmar nos anos 70 que os pintores norte-americanos da abstração «pós-pictórica» se tinham inspirado na sua obra. A partir da segunda metade dos anos 80, Heron empreende uma nova viragem na sua obra, com uma componente predominantemente caligráfica.

 

 

AR

 

Maio de 2010

 

 

Atualização em 10 março 2016

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.