Mark Lancaster
Cambridge January 1969
1938
Mark Lancaster nasceu em Holmfirth, Yorkshire. Trabalhou durante seis anos no negócio têxtil da família, antes de entrar, em 1961, na Universidade de Newcastle-upon-Tyne. Aí estudou sob a orientação de Richard Hamilton e, entre 1965 e 1966, deu aulas. Enquanto vivia em Londres, foi também professor na Bath Academy of Art (1966-1969) e tornou-se o primeiro artista residente no King’s College, Cambridge (1968-1970). As suas pinturas desta época combinavam elementos arquitetónicos de Cambridge com referências à imagética pop norte-americana e às fotografias que Lancaster realizava. Muito influenciado pelos trabalhos iniciais de Frank Stella (n. 1936), dedicava uma atenção particular à sistematização da pintura, dividindo geometricamente as suas telas em vários retângulos pequenos, delimitados por linhas brancas através de um sistema de grelha, inspirado no modo como os cartões-postais turísticos apresentam várias imagens de uma cidade.
Quando decidiu visitar Nova Iorque pela primeira vez, em 1964, Hamilton recomendou que fosse à procura de Andy Warhol (1928-1987), de quem se tornou assistente e amigo próximo, frequentando a Factory e participando em alguns dos filmes de Warhol. Conheceu nessa altura vários artistas norte-americanos, como Roy Lichtenstein (1923-1997), John Cage (1912-1992) ou Jasper Johns (n. 1930), de quem mais tarde foi assistente (1974-1985), e escritores como Norman Mailer (1923-2007). Viveu intermitentemente entre Londres e Nova Iorque, até decidir fixar-se na última cidade (1973), entregando-se à prática da fotografia e à criação de várias séries de pinturas, baseadas na imagética típica dos restaurantes Howard Johnson’s. Ao mesmo tempo, ia divulgando em Inglaterra novas ideias estéticas que seriam decisivas para artistas amigos de Newcastle, como Tim Head, Stephen Buckley (n. 1944) ou Bryan Ferry (b. 1945), dos Roxy Music.
Na década de 1980 foi o designer residente de The Merce Cunnigham Dance Company (1975-1984), sendo responsável pelos cenários, fatos e iluminação. No ano da morte de Andy Warhol (1987), Lancaster dedicou-lhe cerca de duas centenas de pequenas pinturas, intituladas Post-Warhol Souvenirs, com base na primeira obra de Warhol que viu em Nova Iorque, a famosa serigrafia de Marylin Monroe. Naturalizado cidadão americano em 1999, vive e trabalha atualmente em Miami Beach.
AR
Maio de 2010