Hein Semke
Jarrão com figuras
Hamburgo, Alemanha, 1899 – Lisboa, Portugal, 1995
O percurso deste individualista, que num poema dos anos 30 resume a sua atitude existencial ao perguntar «À minha volta / Máscaras – / Esgares – / Desfigurados / E vazios. / De onde / Me vem / A coragem / De ser / Rosto?», não podia ser fácil.
Aos 10 anos, com a morte da mãe, é internado num orfanato. Em 1916 vai para a guerra como voluntário, combatendo na Ucrânia, França e Flandres. Desmobilizado em 1919, trabalha como pedreiro, estivador, mineiro, vendedor de jornais. Ligado a círculos anarquistas, envolve-se nas revoltas que nos primeiros anos 20 agitam a sua cidade natal. Condenado a seis anos de prisão solitária, é libertado em 1928.
A experiência da guerra e o desencanto das revoluções transformaram-no entretanto num pacifista; ao mesmo tempo a evolução política da Alemanha inquieta-o. Em 1929 embarca para Lisboa, onde se emprega numa fábrica e tenta juntar dinheiro para seguir para o Brasil. Um esgotamento físico leva-o de volta a Hamburgo. Recuperado mas declarado inválido para o trabalho, a impressão que lhe causa a visita a uma exposição de ícones russos e o encorajamento de amigos decidem-no a dedicar-se à escultura. A decisão será para a vida.
Em 1930 estuda na Escola de Artes e Ofícios de Hamburgo com Johann Bossard (escultura) e Max Wünsche (cerâmica). Em 1931-32 na Academia de Belas Artes de Estugarda com Ludwig Habich. Razões de saúde e políticas agora mais prementes levam-no de novo a deixar o país.
Em 1932 fixa-se em Linda-a-Pastora e depressa se relaciona com intelectuais e artistas lisboetas. Conhece Fernando Pessoa, é amigo de Almada Negreiros, Mário Eloy, Vieira da Silva. Em 1933 expõe com os modernistas portugueses. O antigo ativismo político dá agora lugar à criação estética, numa arte essencialmente ética e de autoconhecimento. Os seus trabalhos, qualificados pela crítica de primitivos, duros e místicos, com reminiscências românico-góticas, revelam a influência do expressionismo de Barlach.
A relação com a colónia alemã é turbulenta. As três esculturas que em 1935 conclui para o Pátio de Honra dos Mortos da Guerra, da Igreja Evangélica Alemã de Lisboa, tornam-se, quer pelo seu teor anti-heróico quer pelo passado do autor, alvo da censura nazi, que as considera «arte degenerada». Com o artista ausente em Paris, o grupo Camaradagem na Derrota é destruído e A Dor e A Ascensão do Guerreiro retiradas. Mais tarde serão repostas, mas a Profecia monumental, junto ao Hospital Alemão, é também destruída. Resolvido a protestar junto da Câmara de Cultura do Reich, Semke vai em 1936 a Berlim de onde tem a sorte de regressar ileso.
Em 1941 as medidas de proteção aos artistas nacionais tomadas em Portugal criam-lhe dificuldades económicas. Abandona o atelier da Av. 24 de Julho, em Lisboa, onde ainda nesse ano dedica uma exposição antológica das suas esculturas «a todos os artistas que sofreram com as intolerâncias do seu tempo», e volta-se cada vez mais para a cerâmica como modo de subsistência.
O desvio da escultura pesa-lhe; a brutalidade de mais uma guerra também. Em 1947 faz a primeira exposição individual de cerâmica, na galeria do SNI – peças únicas, marcadamente escultóricas, em barro vermelho, cozidas em forno de fogo aberto. Está definida a segunda etapa do seu percurso artístico, em que se tornará um dos principais renovadores da cerâmica em Portugal.
Em 1949 sai de Linda-a-Pastora, armazena os trabalhos na quinta de um amigo e vive em Lisboa num quarto alugado. Mas até 1953, ano em que consegue instalar-se no modesto atelier onde habitará durante mais de vinte anos, continua a fazer cerâmica, expor individual e colectivamente – em Lisboa, no Porto, na Bienal de São Paulo –, a escrever em revistas. Em 1950 publica o livro de poemas Und…
A obtenção em 1955, junto com a representação portuguesa, da medalha de ouro do 1.º Festival Internacional de Cerâmica de Cannes e a encomenda de um painel cerâmico de grandes dimensões possibilitam-lhe visitar Hamburgo nesse ano. Simples viagem de saudade, pois criara raízes em Portugal, de clima mais brando e onde o mar, onde mergulhava, lhe inspirava formas e cores para os trabalhos. Em 1957 faz os murais para o Hotel Ritz; expõe máscaras. Apesar do labor intenso e mostras frequentes vende pouco – embora admiradas as suas obras não se enquadram no decorativismo amável do gosto corrente. Em 1962 faz o mural, hoje destruído, para o Hotel da Baleeira, em Sagres. Uma silicose obriga-o em 1963 a abandonar a cerâmica.
A terceira etapa do seu percurso centra-se noutros meios de expressão plástica: a monotipia, a pintura sobre madeira talhada, a xilogravura, a aguarela; de novo a escultura. Em 1966 um subsídio da Fundação Calouste Gulbenkian permite-lhe realizar os grandes óleos sobre a necessidade da fé, que expõe no SNI em 1967. Em 1972 a Gulbenkian organiza uma retrospectiva geral da sua obra. Em 1977 uma visita à Noruega e às ilhas Lofoten inspira-lhe um notável ciclo de monotipias. Entre 1958 e 1986 realiza trinta e quatro livros de artista, que reúnem textos, pinturas, gravuras e colagens e que desenvolvem os seus temas recorrentes – a reflexão religiosa, política e estética, a celebração da mulher e do amor, o encantamento pela natureza, flores, árvores, peixes, a sátira social, também auto-sátira – numa quase súmula da sua visão forte, emotiva e afirmativa do mundo. Em 1991 o Museu Nacional do Azulejo apresenta uma retrospectiva da obra cerâmica. Nesse Verão revisita as Lofoten. Em 1995 expõe ainda trabalhos dos dois últimos anos de vida.
Teresa Balté
Abril de 2013
Jarrão com figuras
Máscara
Máscara
Máscara
Formas femininas – placa
Colagens abstractas – placas longas
Colagens abstractas – placas longas
Jarra
Torso
Máscara de Lina
Formas femininas – placa
Tijolo decorativo
Tijolo decorativo
Máscara de A. Ferro
Totem
Cabeça de Homem
Retrato de M. Z. III
S/ título
S/ título
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S/ título
S/ título
Talvez mistério
S/ título
Colagem
Colagem
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
Também AD.
Todesengel ( Anjo da morte)
Peixes
Arte?
S/ título
Positiva e Negativa
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S/ título
S/ título
Portocale
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An…? (Prin…?)
S/ título
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A cabeça
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O mago
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Discórdia
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S/ título
S/ título
Os curiosos
Revolta
Carnavalesca
Sonhando
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
Conspiração
O visionário
Solidão
Weihnacht im Gefangnis (“Natal na prisão”)
S/ título
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S/ título
S/ título
Ein Land nebenam (” Um país ao lado”)
Portugal 1989
Portugal 1989
Portugal 1989
Portugal 1989
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Bewegung – Formen und Farben (Movimento – formas e cores)
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= Wir = nós =
Politiker unter sich
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S/ título
Trepadeira oder das Gesicht (Trepadeira ou o Rosto)
Herbst hinter Gittern (Outono atrás de grades)
Labirinta Babilina à Portuguesa
S/ título
S/ título
Formas VII ou Formas VIII
S/ título
S/ título
S/ título
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S/ título
MØskenesoy (Lofoten)
S/ título
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S/ título
Lofoten- Landschaft (“Lofoten- Paisagem”)
Meerlandschaft- Lofoten (” Paisagem” marítima- Lofoten”)
Landschaft – Lofoten (Paisagem – Lofoten)
S/ título
S/ título
S/ título
Lofoten (Algures)
Lofoten
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S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
Mitologia
Mitologia
S/ título
S/ título
Mitologia
S/ título
S/ título
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S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
Im Denken an Paul Klee
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
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Moisés
S/ título
S/ título
S/ título
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Hochenschwand
S/ título
Unruhe in Hochenschwand (” Desassossego em Hochenschwand”)
“Unruhe in Hochenshwand” ( “Desassossego em Hochenshwand”)
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
Medo??
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
Reminiscências e factos
Reminiscências e factos
S/ título
S/ título
Ein einsamer Sonntag
Lisboa
S/ título
Freixial
S/ título
S/ título
S/ título
Chartres – Shäferszene (Chartres – cena pastoril)
S/ título
Profeta
S/ título
S/ título
Auto- retrato
S/ título
S/ título
S/ título
Altar
Experiência VIII
Homenagem a Eduard Munch
“Calúnias no ar” ou “Poeta”
Lofoten (série “Lofoten”)
Janus
S/Título (série “Sinais”)
S/Título (Série “Duo”)
S/Título (Série “Bustos e Cabeças”)
S/Título
S/Título (da série “Rostos, visões, coisas vistas”)
S/Título
30 de Abril 74
Caminho da Glória IV – Golgotha
Flores
Dois Torsos e Flores
Flores e… II
Movimentos/Pequenos torsos (U)
Movimentos/Pequenos torsos (D)
S/ título
Orquestra (Emissora)
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
Reminiscências e factos
Domingo = Zweifel!!
Uma vista de Lisboa
Sem título
O preso
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
Profeta Jeremias e S/ título (auto-retrato)
S/ título
Anno Domini
S/ título
S/ título
Arredores de Estugarda
S/ título
S/ título
Torso e figuras
S/Título
Flores e Flores
“Estudo para um retrato” ou “Liselotte”
S/Título (série “Lofoten”)
Torsos
S/título (série “Sinais”)
S/Título
S/Título (Série “Bustos e Cabeças”)
S/Título
S/Título (da série “Rostos, visões, coisas vistas”)
S/Título
29 de Abril 74
Caminho da Glória III – Crucificado
Flores
Torsos e Peixes
As Amigas III
Movimentos/Pequenos Torsos (T)
Movimentos/Pequenos torsos (C)
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
Fahrterinnerung (Reise 1956)
Erinnerung: an eine Landschaftsabendstimmung im Sommer in Nord = Spanien
S/ título
Reminiscências e factos
S/ título
Lisboa
Madrugada
S/ título
S/ título
Pero Negro
O judeu das Caldas
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
Profeta
S/Título
Reminiscência IV
Flores e Flores
Moisés
S/Título (série “Lofoten”)
S/Título (série “Kreise nur Kreise” ou “Círculos só círculos)
S/Título (série “Sinais”)
S/Título (Série “Duo”)
S/Título (Série “Bustos e Cabeças”)
S/Título
S/Título
S/Título (da série “Rostos, visões, coisas vistas”)
O comício
28 de Abril 74
Caminho da Glória II – Prisão
Peixes-Lua
Peixes e Mascaras
As Amigas II
Movimentos/Pequenos torsos (S)
Movimentos/Pequenos torsos (B)
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
Reminiscências e factos
S/ título
S/ título
S/ título
Cabeça
Duo nocturno
S/ título
S/ título
Sonho
S/ título
Nu
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
Nos arredores de Estugarda
S/ título
Verzweifelnde
Discussão I/ Dialogo II
Reminiscência III
Flores e Flores
As vendedeiras
S/título
S/Título (série “Kreise nur Kreise” ou “Círculos só círculos)
S/Título (série “Sinais”)
S/Título (Série “Duo”)
S/Título (Série “Nus”)
S/Título
Parlamento III
S/Título (da série “rostos, visões, coisas vistas”)
S/Título
27 de Abril 74
Caminho da Glória I
Flores
Flores e… XVI
As Amigas IV
Movimentos/Pequenos torsos (S)
Movimentos/Pequenos torsos (A)
Composição Actual II
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
Cabeça
Demónio
S/ título
72463 — Sem título no ficheiro importado
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
Visão nocturna
S/ título
S/ título
S/ título
Outono
S/ título
S/ título
S/ título
O Mestre
As amigas II e III
Os amigos
Alzira
S/título
S/Título
S/Título (série “Sinais”)
S/Título (Série “Duo”)
S/Título (Série “Nus”)
S/Título
Parlamento II
S/Título (da série “Rostos, visões, coisas vistas”)
Também um partido II
26 de Abril 74
Mitologia Satírica – As Amigas X
Pássaros e Peixes
Flores e… XV
As Amigas I
Movimentos/Pequenos torsos (R)
S/Título
S/ Título
S/ título
S/ título
Reminiscências e factos
Reminiscências e factos
Reise = Erinnerung
Reminiscências e factos
Composição
S/ título
Cabeça
Demónios
S/ título
S/ título
S/ título
S Título
Natureza bem morta
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/Título
S/Título
As amigas I e IV
Torso vermelho
Der Hockende (Profeta sentado)
S/Título
S/Título (série “Variações sobre o tema Coração=Flor=Luz”)
S/Título (série “Sinais”)
S/Título (Série “Duo”)
S/Título (Série “Karin”)
Parlamento I
S/Título (da série “Rostos, visões, coisas vistas”)
Manifestação
25 de Abril 74
Mitologia Satírica – As Amigas IX
Torsos
Flores e…XIV
Catedrais de Flores IV
Movimentos/Pequenos torsos (P)
S/Título
Entardecer
S/ Título
S/ título
S/ título
S/ título
Reminiscências e factos
S/ título
S/ título
S/ título
Composição
Jahres = Abschied 1960
S/ título
Demónio
Angústia
S/ título
S/ Título
S/ título
Moses mit Tafel und Schlange
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/Título
Conversa
Catedrais de Flores III e IV
Metamorfoses V
Família e trabalho
S/Título
S/Título (série “Variações sobre o tema Coração=Flor=Luz”)
S/ítulo (série “Sinais”)
S/Título (Série “Duo”)
S/Título (Série “Karin”)
S/Título
S/Título (da série “Rostos, visões, coisas vistas”)
S/Tìtulo (da série “Rostos, visões, coisas vistas”)
S/Título
S/Título
Mitologia Satírica – As Amigas VIII
Talvez homens da terra na lua
Flores e…XIII
Catedrais de Flores III
Movimentos/Pequenos torsos (O)
S/Título
sem título
Flores da Noite (de sonho)
S/ Título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
Despedida
Cabeça
Demónio do dinheiro ou Espírito da vingança
Máscaras
S/ título
S/ título
S/ título
Moses mit Tafel und Schlange
S/ título
72380 — Sem título no ficheiro importado
S/ título
S/ título
S/ título
Cabeça
S/ título
Georg
S/Título
S/Título
Catedrais de Flores I e II
Metamorfoses IV
Retrato do poeta António Navarro
S/Título (série “Súcia”)
S/Título (série “Variações sobre o tema Coração=Flor=Luz”)
S/Título (série “Sinais”)
S/Título (Série “Duo”)
S/Título (Série “Karin”)
S/Título (Série “Flores”)
S/Título (da série “Rostos, visões, coisas vistas”)
S/Título (da série “Rostos, visões, coisas vistas”)
S/Título
48 anos de ditadura
Mitologia Satírica – As Amigas VII
Torsos e Mocho
Flores e…XI
Catedrais de Flores II
Movimentos/Pequenos torsos (N)
S/Título
S/ Título
A Dor (figura de mulher)
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
Reminiscências e factos
S/ título
Composição
S/ título
Cabeça
Espírito da mentira
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
Pietá 1944
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
S/ título
Diálogo
S/Título
Auto-Retrato (Cabeça dupla – Positivo/Negativo)
Metamorfoses III
Retrato de M.Z.I. II
S/Título (série “Súcia”)
S/Título (série “Variações sobre o tema “Coração=Flor=Luz”)
S/Título (série “Sinais”)
S/Título (Série “Duo”)
S/Título (Série “Karin”)
S/Título
S/Título (da série “Rostos, visões, coisas vistas”)
Dois torsos, máscaras e flores
S/Título
Apocalipse à portuguesa
Mitologia Satírica – As Amigas VI-a
Par e torso iluminado