Harold Cohen
Pallas
1928
Contribuiu para as exposições da Situation (1960 e 1961), onde o seu irmão, Bernard Cohen, fazia parte do comité organizador. Representou a Grã-Bretanha na Bienais de Paris (1959), Tóquio (1963), Veneza (1966), e no Carnegie International (1961), na Trienal de Milão (1963) e na Documenta 3 (1964). Foi também Professor na Slade (1962-1965), onde organizou um curso inédito sobre experiências directas de aplicação e discriminação da policromia.
Mudou-se para os Estados Unidos (1968), para dar aulas na University of California, San Diego. Iniciou, nessa altura, um profundo interesse por programação informática e inteligência artificial, que o levou a integrar por dois anos o Artificial Intelligence Laboratory da Stanford University (1971-1972), onde desenvolveu um projecto pioneiro no campo do desenho “freehand”, com o computador AARON (1974), que simula o processo cognitivo do acto humano de desenhar. Desde então, esta máquina tomou por inteiro a sua produção artística, inventando recentemente um sistema automático de pintura, que utiliza as suas características cores brilhantes. Nunca mais regressou a Londres. Vive e trabalha na Califórnia.
Afonso Ramos