David Annesley
s/título
1936
Tal como Bolus, King, Witkin, Woodham ou Tim Scott, todos alunos de Caro, Annesley recupera a tendência escultórica britânica dos anos 50 relacionando as obras com o ambiente das novas cidades, e aproximando-as ao quotidiano das pessoas. Começou por realizar esculturas de metal soldado, acrescentando materiais que encontrava em obras e ferros-velhos, que viria a abandonar em favor da construção de objectos simples, com formas geométricas fáceis. Pintava geralmente as superfícies de cores brilhantes, como reacção contra o aspecto rugoso da maior parte da escultura da década anterior, numa abordagem painterly que permitia explorar as relações entre forma e cor, e utilizar a policromia para camuflar a pesada estrutura de ferro, conferindo movimento, energia e direcção ao conjunto.
Em 1962, viveu e trabalhou em Maiorca. Residiu nos E.U.A. (1966-1968), onde foi fortemente influenciado pelo pintor americano Kenneth Noland com quem colaborou. Durante os anos 60, ensinou em várias escolas artísticas: Croydon School of Art, Central School of Art and Design, St Martin’s School of Art e Royal College of Art (1965-1993). Foi eleito Fellow of the Royal Society of British Sculptors em 1995.
Afonso Ramos