Bernard Meadows

1915 – 2005

Nasceu em Norwich. Decidiu abandonar a escola para ganhar dinheiro, e poder estudar pintura na Norwich School of Art (1934-6) e, mais tarde, no Royal College of Art (1938-1940 e 1946-1948). Foi o primeiro assistente de Henry Moore, que se tornaria o seu mentor, ensinando-lhe o processo de talha directa e as formas biomórficas do surrealismo. Serviu na R.A.F. (1941-1946), e passou a maior parte do tempo destacado na Ilha do Coco, Costa Rica, onde se dedicou a estudar o comportamento dos caranguejos e dos pássaros, animais que apresenta na sua escultura através de motivos abstractos usados como símbolos da condição humana.

Alcançou o reconhecimento internacional na Bienal de Veneza (1952), expondo com um grupo de escultores expressionistas, entre os quais Paolozzi, Chadwick e Turnbull. As obras destes artistas, muito influenciadas pela escultura existencialista de Giacometti e Richier, espelhavam a atmosfera do pós-guerra nas suas formas torturadas, o que levou Herbert Read a descrever as criações como uma “geometria do medo”. Mas a expressão referia-se sobretudo a Meadows, na sua obsessão em representar animais assustados, cujos corpos surgiam desfigurados pela sensação de violência e pavor, semelhante às pinturas de Francis Bacon.

 

Viaja até Florença, com uma bolsa do Estado Italiano (1956), e fica fascinado com as esculturas de imperadores e generais em armaduras, que reinterpreta, criando figuras que se protegem de todo o tipo de perigos psicológicos e físicos. A partir dos anos 70, a sua obra toma outro rumo, incorporando elementos sensuais e eróticos na sua escultura e nos seus desenhos. Ensinou no Chelsea School of Art (1948-1960) e foi Professor de Escultura no Royal College of Art de Londres (1960-1980). Foi membro da Fine Art Commission (1971-1976), e recusou a atribuição do título de Commander of the British Empire (CBE), na década de 1990.

 

 

Afonso Ramos

Atualização em 10 março 2016

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