Bernard Meadows
Fallen Bird
1915 – 2005
Alcançou o reconhecimento internacional na Bienal de Veneza (1952), expondo com um grupo de escultores expressionistas, entre os quais Paolozzi, Chadwick e Turnbull. As obras destes artistas, muito influenciadas pela escultura existencialista de Giacometti e Richier, espelhavam a atmosfera do pós-guerra nas suas formas torturadas, o que levou Herbert Read a descrever as criações como uma “geometria do medo”. Mas a expressão referia-se sobretudo a Meadows, na sua obsessão em representar animais assustados, cujos corpos surgiam desfigurados pela sensação de violência e pavor, semelhante às pinturas de Francis Bacon.
Viaja até Florença, com uma bolsa do Estado Italiano (1956), e fica fascinado com as esculturas de imperadores e generais em armaduras, que reinterpreta, criando figuras que se protegem de todo o tipo de perigos psicológicos e físicos. A partir dos anos 70, a sua obra toma outro rumo, incorporando elementos sensuais e eróticos na sua escultura e nos seus desenhos. Ensinou no Chelsea School of Art (1948-1960) e foi Professor de Escultura no Royal College of Art de Londres (1960-1980). Foi membro da Fine Art Commission (1971-1976), e recusou a atribuição do título de Commander of the British Empire (CBE), na década de 1990.
Afonso Ramos