Bernard Cohen
Mist
1933
Participou na organização das exposições “Situation” (1960-1961), nas quais expôs as suas telas abstractas com portais formalistas, muito coloridos. Mas como vários artistas britânicos, encontra nova inspiração nos escritos de Klee, sobretudo na ideia de “going for a walk with a line” (levar uma linha a passear), e inicia uma série de telas com um emaranhado de linhas que se entrecruzam e sobrepõem, numa simplicidade aparente que oferece múltiplas possibilidades plásticas, da ideia de movimento à ilusão da tridimensionalidade. Estes “highly coloured spaghetti” (esparguete fortemente colorido), como já foram chamados, permitiam exibir simultaneamente a experiência física do artista ante a tela, e o princípio criativo da associação livre, rico em significados metafóricos para o observador.
Ensinou na Ealing School of Art (1959), Chelsea School of Art (1966-8), Slade School of Fine Art (1967-1973), Royal College of Art (1975-1977) e foi Visiting Professor in Fine Art na University of New Mexico (1969-1970). Tornou-se Head of Painting na Wimbledon School of Art (1980-1987), e Professor e Director na Slade School of Art (1988-2000). Vive e trabalha em Londres.
Afonso Ramos