Anne Madden
High Place I
1932
Muito influenciada pela liberdade gestual do Expressionismo Abstracto norte-americano, e sobretudo pelas telas de Sam Francis e Jean-Paul Riopelle, expostas em Londres em 1956, as suas pinturas dos anos 60 recuperam as paisagens áridas da Irlanda em composições semi-abstractas, feitas através do derrame de tinta sobre telas horizontais, com a ajuda de uma espátula, simulando as rochas de calcário e os pequenos riachos dessa região.
O sentimento romântico e a execução experimental da sua pintura são reafirmados na década seguinte, ao iniciar um ciclo de obras verticais inspiradas em monólitos pré-históricos, nas quais explora o potencial simbólico da imagem. No início dos anos 80, dedica-se sobretudo ao desenho, mas retoma a pintura a meio da década numa escala cada vez mais monumental, manifestando um interesse particular em estabelecer diálogos com sítios arqueológicos, nomeadamente com os murais de Pompeia, ou temas mitológicos, como Odisseu ou Ícaro. Eleita membro da Aosdána (1984), tem um doutoramento honoris causa do University College Dublin (2006), e foi ordenada Officier des Arts et des Lettres pelo Governo francês (2007). Vive e trabalha em Dublin.
Afonso Ramos