Yobi Mizu, de Ami Yamasaki e Ko Ishikawa
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Grande Auditório Fundação Calouste GulbenkianO aclamado músico Ko Ishikawa junta-se a Ami Yamasaki para uma performance única criada para esta ocasião. No seu dueto Yobi Mizu [chamar a água], os sons e as vibrações emitidos pelas suas respirações, muito ténues mas incisivos, comunicam entre si. Ami Yamasaki e Ko Ishikawa tornam-se Yobi Mizu, propagando as suas vozes e sons no imenso espaço do Grande Auditório, convocando e libertando o tempo e a energia dormentes daquele lugar.
Ami Yamasaki usa os ouvidos, as cordas vocais e a pele para apreender a sua voz e os respetivos ecos. Através das suas performances e instalações, Ami Yamasaki questiona o mundo e o corpo humano e como este se pode expandir através da audição. Foi membro do Asian Cultural Council e da Japan Foundation Asia Center. Expôs e atuou em várias galerias, museus e festivais internacionais e recebeu vários prémios pelo seu trabalho.
Ko Ishikawa estudou música tradicional japonesa Gagaku com os mestres Mayumi Miyata, Hideaki Bunno e Sukeyasu Shiba. Membro do Reigakusha Gagaku Ensemble, também toca música contemporânea e experimental, tendo feito parte de projetos com artistas como Ryuichi Sakamoto, Yoshihide Otomo, Toshiyuki Omori, Mamoru Fujieda, Julio Estrada, Antoine Beuger, Magnus Grandberg, Paul Schütze, Yuji Takahashi and Toshi Ichiyanagi. Tem participado em vários festivais internacionais de renome, incluindo no Jazz em Agosto, na Fundação Gulbenkian.
Engawa – Temporada de arte contemporânea japonesa
Engawa é uma programação que traz a Lisboa um conjunto de criadores do Japão e da diáspora japonesa, muitos dos quais pela primeira vez em Portugal. Saber mais
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.