Workshop por Raphael Fonseca
Laboratório-estalo
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Sala 1 Fundação Calouste GulbenkianAs inscrições encerram no dia 14 de abril.
Como dar forma ao projeto curatorial de uma bienal? O que cabe num título? Raphael Fonseca, curador-chefe da 14ª Bienal do Mercosul em Porto Alegre, Brasil, partilha com o público ideias e processos de trabalho que relacionam a sua experiência atual com anteriores projetos da sua autoria.
Intitulada Estalo, numa alusão ao gesto de “friccionar o dedo polegar e o dedo médio a fim de produzir um barulho rápido que se expande no espaço”, esta edição da bienal centra-se em artistas do Sul Global, fazendo colapsar as fronteiras que circunscrevem uma bienal habitualmente vista como de arte latino-americana.
Neste workshop, Raphael Fonseca discute o modo como artistas respondem não só à provocação de um título, mas também a contextos específicos da cidade onde a bienal decorre.
Biografias
-
Raphael Fonseca
Curador de arte latino-americana moderna e contemporânea no Denver Art Museum, nos EUA. Doutor em História e Crítica de Arte pela UERJ, interessa-se pelas relações entre arte, cultura visual e história nas suas diversas conceções. A sua pesquisa tem vindo a focar-se cada vez mais no humor, na cultura pop e na compreensão de que uma exposição se relaciona com a instalação, a cenografia e o espetáculo. Foi incluído na lista da ArtReview das 100 pessoas mais influentes das artes visuais no mundo, em 2024.
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.