Sobre viagens
Filmes de Shinya Isobe, Yu Araki, Tomonari Nishikawa e Takashi Makino
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Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Estúdio Centro de Arte Moderna GulbenkianApresentação de Yu Araki, em inglês.
Preço
10% – Cartão Gulbenkian
Por outro lado, o divertido ensaio fílmico de Yu Araki, Wrong Revision, capta a forma curiosa como as histórias atravessam as fronteiras nacionais, neste caso Portugal e o Japão no século XVI.
Oferecendo um breve olhar do estimulante mundo das imagens em movimento dos artistas japoneses, Filmes Engawa procura estabelecer um lugar para a sua existência na arte e no cinema contemporâneos japoneses.
Duração: 90 min.
«13», de Shinya Isobe
Japão, 2020, 11’
Avant-Garde, filmado em 16mm
Filme sem diálogos
Ao longo de cinco anos, o cineasta Shinya Isobe deixou a sua câmara exatamente no mesmo lugar, tirando uma fotografia do pôr do sol a cada treze segundos. Este exercício resultou numa série de imagens em time-lapse em que se vê o sol a mover-se, serenamente, da esquerda para a direita. E o movimento repete-se. Primeiro, numa linha direita, em silêncio total, depois começam a surgir padrões, acompanhados por uma banda sonora minimalista. Para criar as imagens hipnóticas que nos são apresentadas, Isobe sobrepôs fotografias analógicas de diferentes estações do ano, produzindo constelações de pontos brilhantes. Nesta curta-metragem hipnótica, as imagens combinam-se para criar uma experiência poética única.
Ficha técnica
Realização, montagem, som, desenho de som e música
Shinya Isobe
«Wrong Revision» (Revisão Errada), de Yu Araki
Japão, Grécia, 2018, 16’
Filme em japonês, legendado em português
Wrong Revision é uma história do simbolismo cristão oculto no Japão, contada com recurso ao vídeo e instalações, debruçando-se especificamente sobre a introdução por parte dos portugueses de peixe e marisco seco, que levou os japoneses a «crucificar» polvos em espetos, um símbolo, aparentemente, tanto do diabo como de Cristo.
Ficha técnica
Realização, montagem e direção
Yu Araki
Filme encomendado pela
Comissão Executiva da Okayama Art Summit
«Tokyo/Ebisu», de Tomonari Nishikawa
Japão, 2010, 5’
Documentário
Filme sem diálogos
A linha Yamanote da JR (Japan Railway Company) é uma das linhas de comboio mais movimentadas do Japão; funciona em circuito e é composta por 29 estações (no momento da produção deste filme). O filme mostra vistas das plataformas de 10 estações da linha Yamanote, da estação de Tóquio até à estação de Ebisu, no sentido dos ponteiros do relógio. Os efeitos visuais e as bandas sonoras em camadas podem exagerar a sensação da localização real, ao mesmo tempo que sugerem também o equipamento utilizado para a captação áudio e vídeo.
Ficha técnica
Realização, produção, montagem e som
Tomonari Nishikawa
«Memento Stella», de Takashi Makino
Japão, Hong Kong, 2018, 60ʼ
Filme sem diálogos
«Memento Stella é uma frase original que cunhei para me lembrar de me «lembrar das estrelas» e de «nunca esquecer que também nós residimos entre as estrelas». É também o título de um projeto que iniciei no inverno de 2016.
Durante vários anos, viajei pelo mundo a dar a conhecer o meu trabalho. Neste mundo triste e sombrio, perante guerras e terrorismo, inúmeras vidas perdidas em cataclismos naturais causados pelo ser humano, não há um único dia em que a morte não esteja nos meus pensamentos.
Ao mesmo tempo, apercebo-me que não é só a morte que nos une. Também nascemos, crescemos e vivemos neste pequeno planeta, entre as estrelas. Desenvolvo o meu trabalho com base na ideia de que, se todos os dias estivermos cientes desta verdade, nem que seja por um instante, então talvez, algures no fundo dos nossos corações, seja possível que nasçam expressões artísticas partilhadas, a chave para um lugar que ultrapassa as religiões, a política, as fronteiras, as línguas e os desejos pessoais que são a causa da nossa separação.»
Ficha técnica
Realização, fotografia, montagem
Takashi Makino
Produção
Empty Gallery
Suporte Técnico
C1 Enterprise e Bart.lab
Banda sonora
Reinier Van Houdt
Distribuição
Takashi Makino & Empty Gallery
Engawa – Temporada de arte contemporânea japonesa
Engawa é uma programação que traz a Lisboa um conjunto de criadores do Japão e da diáspora japonesa, muitos dos quais pela primeira vez em Portugal. Saber mais
Biografias
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Shinya Isobe
Shinya Isobe (Yokohama, 1982) licenciou-se pela Tokyo Zokei University Graduate School e pelo Image Forum Institute of Moving Image. O seu filme 13, de 2020, foi galardoado com o prémio Ken Burns do Melhor Filme no 59º Festival de Cinema de Ann Arbor, tendo sido igualmente distinguido com outros prémios em festivais de cinema no Japão e no estrangeiro.
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Tomonari Nishikawa
Os filmes de Tomonari Nishikawa exploram a ideia de documentação de uma cena no espaço público utilizando um suporte e técnicas predeterminados, enquanto as suas performances se centram no processo de produção de um fenómeno visual/sonoro utilizando dispositivos analógicos, como projetores de slides e de filmes de 16 mm. Atualmente, Nishikawa é professor no Departamento de Cinema da Universidade de Binghamton.
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Takashi Makino
Takashi Makino (n. 1978) é um cineasta experimental, considerado um dos mais influentes artistas japoneses da imagem em movimento da sua geração. Depois de se ter formado no departamento de cinema da Nihon University College of Art, passou algum tempo a aperfeiçoar as sua técnica no estúdio dos Quay Brothers, em Londres, antes de regressar ao Japão. O seu processo de trabalho único envolve normalmente a captação de imagens em vários formatos, representativas de seres humanos, da natureza e da vida urbana que, de seguida, são radicalmente transformadas durante a fase de montagem. Makino apresentou o seu trabalho na documenta 14, Atenas (2017); New York Film Festival, Nova Iorque (2014, 2017); Whitechapel Gallery, Londres (2016) e MoMAPS1, Nova Iorque (2013). Em 2012, foi galardoado com o Tiger Award no Festival Internacional de Cinema de Roterdão.
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Yu Araki
Yu Araki (Yamagata, 1985) licenciou-se em Escultura pela Sam Fox School of Design & Visual Arts da Washington University em St. Louis, EUA, em 2007, e concluiu o Mestrado em Estudos de Cinema e New Media na Tokyo University of the Arts em 2010. Em 2013, foi selecionado para participar no Tacita Dean Workshop organizado pela Fundación Botín em Santander, Espanha. Em 2017-8, foi artista residente convidado no Asia Culture Center em Gwangju, na Coreia do Sul, e na Rijksakademie van Beeldende Kunsten em Amesterdão, nos Países Baixos. Em 2023, o projeto que realizou por encomenda recebeu o Prémio Especial do Festival Internacional de Arte e Visões Alternativas 2023 em Tóquio, Japão.
Ficha técnica
Curadoria
Julian Ross
Parceria
Colaboração
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.