Slaughterhouse, performance de Saeborg
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Estúdio Centro de Arte Moderna GulbenkianSaeborg deseja explorar e ultrapassar as conceções que temos do nosso corpo e da nossa identidade. Para o efeito, a artista cria fantásticos fatos de corpo inteiro e construiu uma utopia colorida onde até os animais da quinta, que estão na base da cadeia alimentar, podem viver juntos e felizes.
Nesta exibição bucólica e provocadora de animais da quinta humanizados, cada um dos quais com o seu próprio objetivo e função na restrita economia rural, visitantes e gado estão separados por uma vedação. Dentro da vedação cumprem-se as rotinas diárias, enquanto quem está do lado de fora observa. Mas até que ponto é real a separação entre quem está no interior e quem observa?
Recorrendo ao popular estilo kawaii (fofo) das personagens japonesas, esta mistura de sexualidade lúdica de mascotes animadas e de realidade biológica significativa tira o público da sua zona de conforto. Vestida com um fato insuflável justo, feito de materiais flexíveis, Saeborg liberta-se das poderosas amarras das projeções tradicionais do papel social da mulher no Japão e das correspondentes normas de etiqueta.
Slaughterhouse é um projeto em curso em constante expansão e evolução, que depende do contexto em que é apresentado. A obra reflete também sobre as possibilidades de uma coexistência saudável entre seres humanos e não-humanos, um tema premente na criação artística na sequência da pandemia de COVID-19 e da atual crise climática.
A instalação, ativada durante esta performance, pode também ser visitada pelo público na sexta e no sábado entre as 10:00 e as 17:00 e no domingo entre as 10:00 e as 15:00, no Estúdio do CAM.
Engawa – Temporada de arte contemporânea japonesa
Engawa é uma programação que traz a Lisboa um conjunto de criadores do Japão e da diáspora japonesa, muitos dos quais pela primeira vez em Portugal. Saber mais
Biografias
-
Saeborg
Saeborg (Toyama, 1981) é uma cyborg imperfeita, meio-humana, meio-brinquedo, que cria fatos de látex como extensões da sua própria pele. Membro do grupo de teatro queer underground de Tóquio Department H., Saeborg (uma fusão do nome Saeko com a palavra cyborg) considera o processo de criação de personagens insufláveis como uma forma de alcançar a liberdade de género e a liberdade de sexualidade no sentido mais lato. As suas peças têm vindo a ser apresentadas em exposições e museus internacionais, incluindo o Museum of Contemporary Art Sydney, Austrália (2022), o Theater Commons Tokyo (2022) e o Theater der Welt Festival em Frankfurt (2023). Entre março e julho de 2024, apresentou a exposição vencedora do Tokyo Contemporary Art Award 2022-2024, I WAS MADE FOR LOVING YOU no Museum of Contemporary art Tokyo.
Ficha técnica
Imagem principal
Cycle of L (2020), The Museum of Art, Kochi ©Taisuke Tsurui
Conceito, direção e design
Saeborg
Performers
Checheria e Tae Tsuyuki
Performers locais
Leonor Lopes Mendes
Natália Teixeira de Mendonça
Sofia Loureiro
Música
DJ TKD
Consultor técnico
So Ozaki
Desenho de luz
Kazuya Yoshida
Direção de produção
Fumiko Toda
Produzido
Saeborg, Arts Commons Tokyo
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.