Side Trip, de Chim↑Pom from Smappa!Group
Slider de Eventos
Data
Local
Azinhaga dos AlfinetesMarvila, Lisboa
Integrada no Engawa – Temporada de arte contemporânea japonesa do CAM e na programação da nova edição do Alkantara Festival, a intervenção Side Trip cria um espaço temporário de celebração num terreno abandonado em Azinhaga dos Alfinetes, em Marvila, Lisboa.
Com um programa de concertos, performances, workshops, oficinas, concursos de comida, um mercado e um magusto, Side Trip comemora uma conquista da comunidade local: a construção de um grande parque urbano, que revitaliza uma área de mais de sete hectares junto à linha de comboio.
O coletivo Chim↑Pom from Smappa!Group propõe a construção de uma rua e de uma praça temporárias, onde será construída uma yagura, uma estrutura semelhante a uma torre que remete para o festival japonês Bon-Odori, durante o qual se homenageiam os mortos e os rituais de transição. Em torno desta estrutura, que funcionará como um palco, irão desenrolar-se as celebrações propostas pelo coletivo, que começam no dia 11 de novembro com um Magusto com o grupo comunitário 4Crescente. Side Trip reclama a rua como espaço de convivialidade, sem fugir às problemáticas globais e sociais num tempo de intenso desenvolvimento urbano e de gentrificação das cidades.
O coletivo é conhecido pelas suas intervenções na sociedade, com projetos disruptivos que respondem às realidades contemporâneas. Em 2017-2018, os artistas já tinham explorando este conceito no projeto 道 [rua/estrada], criando um caminho que ligava o National Taiwan Museum of Fine Arts a uma rua da cidade. Inspirado no «Sunflower Movement», um movimento estudantil que ocupou o Yuan Legislativo (semelhante ao Parlamento), este projeto questionava o quão público é o espaço de um museu nacional.
O programa de Side Trip é desenvolvido em conjunto com o grupo comunitário 4Crescente e várias comunidades locais. Destaca-se ainda a parceria com a associação Kriativu, que traz para o Side Trip o seu Festival Armador Kriativu, com curadoria musical de Chelas é o Sítio.
Conhecido como «a face subversiva da cena artística contemporânea japonesa», o coletivo Chim↑Pom foi criado em Tóquio, em 2005, por Ryuta Ushiro, Yasutaka Hayashi, Ellie, Masataka Okada, Motomu Inaoka e Toshinori Mizuno. Em 2016, o coletivo criou, na restrita Zona de Exclusão de Fukushima, a exposição internacional de longa duração Don’t follow the wind e abriu em Tóquio a galeria Garter, um espaço dirigido por artistas, a fim de selecionar e apresentar obras dos seus contemporâneos. Em 2022, já como Chim↑Pom from Smappa!Group, os artistas apresentaram a sua primeira retrospetiva no Mori Art Museum, em Tóquio.
Engawa – Temporada de arte contemporânea japonesa
Engawa é uma programação que traz a Lisboa um conjunto de criadores do Japão e da diáspora japonesa, muitos dos quais pela primeira vez em Portugal. Saber mais
Programa
17:00 – 19:00 / Magusto com castanhas assadas e jeropiga
19:00 – 22:00 / Música ao vivo e DJ Sets com rulotes de comida e bebida
11:00 – 17:30 / Oficinas e atividades livres
12:00 – 21:00 / Mercado do Bairro
13:00 – 15:00 / A melhor cachupa de Marvila
15:30 – 18:00 / Laboratório “O que há num nome?”
18:00 – 22:00 / Música ao vivo & DJ sets
14:00 – 18:30 / Breaking Battle
14:30 – 17:00 / Oficinas
15:00 – 16:00 / Almoço comunitário e encerramento
Ficha técnica
Coapresentação
Alkantara Festival
Projeto criado por
Chim↑Pom from Smappa!Group:
Ryuta Ushiro
Yasutaka Hayashi
Ellie, Masataka Okada
Motomu Inaoka
Toshinori Mizuno
Produção Executiva
Francisca Aires – Centro de Arte Moderna Gulbenkian
Joana Costa Santos – Alkantara
Sinara Suzin – Alkantara
Coordenação Técnica
Cárin Geada
Intérpretes
Hibiki Mizuno
Rebeca Gomes
Yumi Shimizu
Consultoria urbana
ETC – Projects
Galeria Chim↑Pom from Smappa!Group
ANOMALY
Coprodução
Em colaboração com
Parceiros
Apoios
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.