Prometheus the Fire-Bringer, de Meiro Koizumi
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Jardim GulbenkianSessões contínuas de 27 minutos. Última entrada às 17:30. Pode adquirir um passe que inclui as duas partes da trilogia por 10€ nas bilheteiras físicas.
Quando os seres humanos transplantam com sucesso células da retina de uma borboleta na retina humana, adquirem a capacidade de ver a luz como as borboletas o faziam. O mundo inteiro passa a ser definido por novas luzes e novas sombras, o que revoluciona a experiência de ser das pessoas e as transforma profundamente.
Imerso na experiência de RV de Koizumi, que esbate os contornos do corpo, o público é levado a sentir que faz parte de um corpo coletivo constituído por muitos outros corpos e experimenta um conto de transformação do que significa ser humano.
Trata-se de um processo em curso de grandes transformações do nosso instinto desencadeadas pelas tecnologias. A imagem do fogo trazido por Prometeu representa a força da civilização humana e o progresso tecnológico.
Hoje, o desafio da arte é criar um outro tipo de imagem do fogo e da tecnologia. Prometheus the Fire-Bringer procura semear pequenas sementes de imaginação no nosso inconsciente, para transformar a agressividade do instinto humano numa natureza mais suave e, em última análise, criar melhores pós-humanos.
Cada pessoa poderá mergulhar na experiência de realidade virtual de forma independente através de óculos RV. Seis pessoas podem experimentar a obra ao mesmo tempo.
O artista Meiro Koizumi traz também a Lisboa outra parte desta trilogia – Prometheus Unbound –, apresentada no Estúdio. Pode adquirir um passe que inclui as duas partes da trilogia por 10€ nas bilheteiras físicas.
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Biografias
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Meiro Koizumi
Meiro Koizumi (Gunma, Japão, 1976) é um artista que mistura realidade e ficção em vídeos experimentais e performances que exploram as relações entre o Estado, o coletivo e o indivíduo, bem como o corpo humano e as suas emoções. Nos últimos anos, tem apresentado numerosos trabalhos que incorporam a tecnologia AR/VR em performances que questionam o futuro da humanidade. As suas obras foram apresentadas em numerosas bienais e museus e fazem parte de coleções públicas em todo o mundo. Koizumi frequentou o Chelsea College of Art and Design, em Londres (1999-2002), bem como a Rijksakademie van Beeldende Kunsten, em Amesterdão (2005-2006).
Ficha técnica
Imagem principal
Meiro Koizumi, still de Prometheus the Fire-Bringer, 2023 © Meiro Koizumi
Conceito e direção
Meiro Koizumi
Efeitos RV
Katsuya Taniguchi (Rhino Studios)
Assistente de direção
Wataru Koyama
Direção de cena
Marie Moriyama
Diretora de produção
Sayuri Fujii
Curadora
Chiaki Soma
Produção
Theater Commons Tokyo, Meiro Koizumi
Apoio
JST Keio Spring “Nurturing of doctoral students who will map the grand designs for future society”, Core Program Arts/Design/Communication
Cooperação
MUJIN-TO Production, Arts Commons Tokyo, Galeria Annet Gelink
Produção em Lisboa
Direção técnica
So Ozaki
Gestão da digressão
Sachi Abe
Produção
bench Co.
Cooperação
MUJIN-TO Production, Arts Commons Tokyo, Galeria Annet Gelink
Apoio
Agency for Cultural Affairs, Governo do Japão, através do Japan Arts Council
Apoio
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