O Japão na criação artística de Fernando Lemos
Caligrafia, fotografia, gravura e gesto desenhado
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Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Engawa Jardim GulbenkianEm português, com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
A caligrafia, um impulso primordial da humanidade para «escrever» e «desenhar» (Imafuku), levou Fernando Lemos ao Japão em 1963, com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian.
Nesta conversa será abordada a influência da pintura japonesa no desenho, na caligrafia e no trabalho de Fernando Lemos a partir deste princípio, alargando o pensamento sobre a confluência das culturas ocidentais e orientais a outras facetas da imagem e da produção criativa.
Engawa – Temporada de arte contemporânea japonesa
Engawa é uma programação que traz a Lisboa um conjunto de criadores do Japão e da diáspora japonesa, muitos dos quais pela primeira vez em Portugal. Saber mais
Oradores
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Alexandra Curvelo
Alexandra Curvelo é Professora Catedrática do Departamento de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Diretora do Instituto de História da Arte (IHA / NOVA FCSH). Trabalhou na área dos Museus e da Conservação entre 1996 e 2014 (inventário, investigação, coordenação editorial e comissariado de exposições), e coordena o Mestrado em História da Arte e Museologia da NOVA FCSH. A sua área de investigação é a cultura material e visual associada à presença ibérica na Ásia, com enfoque no Japão, e o estudo de transferências culturais entre a Europa, a Ásia e a América (séculos XVI-XVII).
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Leonor Nazaré
Leonor Nazaré (Caldas da Rainha, 1963) é doutorada em Arte Contemporânea pelo Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, em 2017, e assessora e curadora no CAM, desde 1999. É crítica de arte desde 1989: foi colaboradora permanente do jornal Expresso entre 89 e 97 e pontual de algumas revistas de arte nacionais e estrangeiras. Integrou o corpo dirigente da secção portuguesa da AICA (Associação Internacional de Críticos de Arte) de 2004 a 2012. Dirige, desde 2016, o catálogo digital da História das Exposições de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian.
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Rosely Nakagawa
Rosely Nakagawa é curadora independente, graduada em Arquitetura pela FAUUSP em 1977, com especialização em Museologia, em 1979, pela Universidade de São Paulo. Criou a primeira galeria de Fotografia em São Paulo, a Galeria FOTOPTICA com Thomaz Farkas, em 1979. Como curadora, realizou mostras na Pinacoteca, MASP, MAC, MAM do Estado de São Paulo, Museu Nacional de Brasília e Itau, entre outros. No estrangeiro, realizou projetos de curadoria no MOMA PS1, Guggenheim, Museu Metropolitano de Nagoya e Galeria 111. Trabalhou como comissária e curadora de exposições de artistas como Fabrizio Plessi e Luise Weiss, entre outros.
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Ryuta Imafuku
Ryuta Imafuku, antropólogo e crítico cultural, é professor emérito da Tokyo University of Foreign Studies. Com passagens pelo Brasil como professor visitante do Centro de Estudos Japoneses da Universidade de São Paulo (2000) e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), tem contribuído constantemente para o desenvolvimento dos Estudos Culturais no Brasil e outras regiões da América Latina, as ilhas do Caribe e o arquipélago do Leste Asiático. A sua bibliografia inclui: A Heterologia da Cultura, Mínima Gracia, Archipel-Monde, A Gramática Parda, Homo Ludens no Brasil, Jorge Luis Borges: Um Tigre Sonhador no Labirinto, e mais recentemente, Nota sobre a Protofotografia.
Programa
15:00 / Apresentação
15:10 / A imagem e o gesto em preto e branco
15:30 / Aprender a ver. O Japão em Fernando Lemos
15:50 / Arquipélago da imaginação caligráfica
16:10 / Conversa
16:30 / Perguntas e respostas
16:45 / Encerramento
Apoio
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.