Museus acessíveis

Práticas de educação artística com públicos com necessidades educativas específicas

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Na origem deste curso que agora apresentamos, está a prática desenvolvida ao longo dos últimos anos pela equipa responsável pelas propostas dedicadas aos públicos com necessidades educativas especiíficas. Um conceito transversal aos diferentes espaços museológicos e produções artísticas na Fundação Calouste Gulbenkian. A educação artística, pela sua génese, contribui para a construção de outros caminhos na escola curricular, propondo formas de aprendizagem não formal em terrenos aparentemente formatados. 

Ao longo de 15 horas de formação certificada lançaremos o debate sobre a caracterização deste público específico, partilhando a experiência das diferentes propostas educativas da Fundação Calouste Gulbenkian. Por fim, porque este curso tem um caracter muito prático, lançaremos o desafio para a criação de propostas específicas nos lugares educativos de origem dos formandos.

«Nenhuma cultura pode viver se tentar ser exclusiva.»
— Ghandi

Este curso destina-se a professores, auxiliares, educadores, técnicos que trabalhem ou estejam interessados em trabalhar na promoção da acessibilidade e inclusão; Curso com creditação. Consta no portefólio da Academia do Plano Nacional das Artes e vai ser creditado pela Centro de Formação João Soares (em processo de creditação. O curso tem a duração de 15h, 2 dias e meio, das 10:00 às 17:30, com intervalo das 13:00 às 14:30 − no dia 28 de junho, das 10:00 às 13:00.

Idioma: Português

Ficha técnica

Conceção e orientação

Margarida Vieira
Margarida Rodrigues João

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