CAM em Movimento: Vasco Araújo
Mulheres d'Apolo, 2010
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Jardim GulbenkianMulheres d’Apolo é um vídeo de Vasco Araújo produzido em 2010 para a exposição Mais que a Vida – Vasco Araújo / Javier Téllez, realizada na Fundação Calouste Gulbenkian, nesse mesmo ano.
As mulheres que vão surgindo no vídeo frequentam as matinés da Sociedade Filarmónica Alunos de Apolo, em Lisboa, e participaram a convite do artista nesta produção. O texto de Vasco Araújo, inspirado na tragédia grega de Eurípides As Troianas (415 a.C.) – que relata o trágico destino das mulheres de Troia –, é narrado pela voz de Lúcia Sigalho. Mas esta voz é representada pelo próprio artista, desvendado no final.
Há uma série de temas fundamentais, constantemente abordados na obra de Vasco Araújo, que aqui se destacam: a solidão e o desespero; a própria construção de uma identidade, real ou ficcionada, dependente do poder das relações humanas; ou até mesmo a condição social de uma minoria exemplarmente retratada nestas mulheres anónimas de meia-idade.
CICLO COMPLETO
11 jan – 03 fev 2022
Vasco Araújo, Mulheres d’Apolo, 2010
05 fev – 03 mar 2022
Ana Vidigal, Domingo à Tarde, 2000
05 mar – 03 abr 2022
Maria Lusitano, Modern Woman, 2015
05 abr 2021 – 03 mai 2022
Gabriel Abrantes, A brief history of Princess X, 2016
Este segundo ciclo de vídeos da Coleção do CAM surge em torno da condição feminina, do feminismo, da angústia e solidão, do prazer ou mesmo das questões de género.
Curadoria: Patrícia Rosas
VÍDEOS
Benjamin Weil fala sobre a criação do programa «CAM em Movimento» e a instalação do contentor marítimo no Jardim Gulbenkian
CAM EM MOVIMENTO
CAM em Movimento é uma programação «fora de portas», que reúne um conjunto de intervenções site-specific de artistas e exposições com obras da Coleção em diferentes espaços da cidade de Lisboa e da área metropolitana.
Saber mais