Manga Scroll, de Christian Marclay e Ami Yamasaki
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Palco Grande Auditório Fundação Calouste GulbenkianPerformance de Ami Yamasaki a partir de Manga Scroll, uma composição visual de onomatopeias com 18 metros de comprimento da autoria de Christian Marclay, um dos principais artistas da atualidade a trabalhar entre o som e a arte visual. A prática artística de Marclay integra a história do movimento Fluxus e a sua relação inclassificável com a cena experimental japonesa até à atualidade.
Coprodução: Biennale SON, Sion, Suíça
Com uma carreira de mais de 30 anos, Christian Marclay explora as relações entre vídeo e som, criando trabalhos para vários meios, como escultura, vídeo, fotografia, colagem, música e performance. O seu trabalho tem sido exposto em vários museus e galerias em todo o mundo, como o Pompidou (Paris), o Museum of Contemporary Art (Tóquio), o Museu d’Art Contemporani (Barcelona), o Whitney Museum (Nova Iorque), o Hammer Museum (Los Angeles), entre outros.
Ami Yamasaki usa os ouvidos, as cordas vocais e a pele para apreender a sua voz e os respetivos ecos. Através das suas performances e instalações, Ami Yamasaki questiona o mundo e o corpo humano e como este se pode expandir através da audição. Foi membro do Asian Cultural Council e da Japan Foundation Asia Center. Expôs e atuou em várias galerias, museus e festivais internacionais e recebeu vários prémios pelo seu trabalho.
Engawa – Temporada de arte contemporânea japonesa
Engawa é uma programação que traz a Lisboa um conjunto de criadores do Japão e da diáspora japonesa, muitos dos quais pela primeira vez em Portugal. Saber mais
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.