Hinotatashi, de Fuyuki Yamakawa

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Na sua nova performance, Fuyuki Yamakawa (n. 1973) usa o seu próprio corpo de forma a relacionar a experiência do isolamento dos doentes com lepra em Portugal e no Japão, onde, coincidentemente, as leis que determinavam esta condição foram aprovadas no mesmo ano, em 1938.

Paralelamente às suas performances sonoras, Fuyuki Yamakawa tem realizado trabalho de campo em leprosários japoneses e apresentado obras sobre a questão do «isolamento».

Em Hinotatashi, o artista apresenta uma performance baseada nesta pesquisa, inspirando-se também na dança de Tatsumi Hijikata, o fundador do género de dança-performance Butô, que foi muito influenciado pela imagem corporal dos doentes com lepra.

O conceito «Engawa», que está na génese do novo edifício do CAM desenhado por Kengo Kuma, representa um espaço de fronteira entre o interior e o exterior que também é, simultaneamente, dentro e fora. Ao utilizar o Átrio, Yamakawa reflete também sobre o tema da topologia que atravessa fronteiras, ligando Portugal e o Japão, que se situam nos extremos ocidental e oriental da Eurásia.

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