HIGHER xtn., de Michele Rizzo
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Átrio Centro de Arte Moderna GulbenkianHorário sujeito a alterações.
Preço
- Entrada Livre
Partindo das reflexões teóricas de Julia Kristeva, Boris Groys e Mihaly Csikszentmihalyi, o coreógrafo italiano investiga como a dança pode facilitar estados de fluxo, totalidade e transcendência, e destaca a ligação entre a dança e as práticas pararreligiosas.
O artista interessa-se particularmente pelo poder catártico e transformador da música techno, cujos ritmos repetitivos podem esbater temporariamente os limites percecionados do corpo.
HIGHER xtn. olha também para o papel importante que as discotecas desempenham como espaços de encontro para grupos marginalizados e para a forma como promovem a intimidade pública, ao mesmo tempo que proporcionam um ambiente no qual as pessoas podem explorar as suas identidades.
Nesta atuação, cada performer negoceia as fronteiras entre o eu e o coletivo. À medida que a repetição da coreografia reconfigura o grupo num corpo único, a hipnótica banda sonora eletrónica de Lorenzo Senni intensifica-se em paralelo com os movimentos de dança.
Biografias
-
Michele Rizzo
Michele Rizzo (Itália, 1984) vive e trabalha em Amesterdão, onde estudou coreografia na SNDO (School for New Dance Development) e artes visuais no Sandberg Instituut. Nos últimos anos, Rizzo tem produzido trabalhos que procuram traduzir a estética de aspetos da cultura club e das raves. HIGHER xtn. (2018) foi apresentada no Museu Stedelijk, em Amesterdão, que acolheu a obra na sua coleção permanente, na Fondazione Sandretto Re Rebaudengo (Turim), na V-A-C Foundation (Veneza) e na La Casa Encendida (Madrid), entre outros.
Apoio
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.