Ghost Party (2)

Slider de Eventos

O CAM apresenta o filme experimental «Ghost Party (2)» da coreógrafa e bailarina Latifa Laâbissi e da artista visual Manon de Boer, um projeto que convoca uma singular coleção de «fantasmas» que traz outras vozes à exposição «Histórias de uma Coleção».

O filme Ghost Party (2), no qual a dança e o cinema se encontram, entrelaça as genealogias compartilhadas das duas artistas. Os trabalhos de Manon de Boer e Latifa Laâbissi exploram o tema da «desidentificação» ou a possibilidade de nos transformarmos através da incorporação de múltiplas influências que moldam o nosso pensamento e o nosso modo de estar no mundo, sublinhando o tema fundamental da transmutação e da criação.

O projeto Ghost Party desdobra-se em duas partes. A performance Ghost Party (1) será apresentada a 24 de setembro.

Latifa Laâbissi mistura géneros e redefine formatos, trazendo para o palco múltiplos elementos fora de campo que canalizam diferentes figuras e vozes. Desde 2011, é diretora artística do programa e festival Extension Sauvage. Em 2016, foi publicada uma monografia sobre a sua obra pelas Edições Les Laboratoires d'Aubervilliers e Les presses du réel. Até 2019, foi Artista Associada no CCN2  e no Le Triangle – Cité de la danse à Rennes. É atualmente Artista Associada no Théâtre National de Bretagne em Rennes.

Manon de Boer estudou na Akademie Van Beeldende Kunsten (Roterdão) e na Rijksakademie van Beeldende Kunsten (Amesterdão). A artista explora a relação entre linguagem, tempo e verdade para produzir vários filmes em que o próprio meio cinematográfico é continuamente questionado. O seu trabalho foi exibido nas bienais de Veneza (2007), Berlim (2008), São Paulo (2010), Taipé (2016) e na Documenta (2012), bem como em vários festivais internacionais de cinema e diversas exposições monográficas.

Ghost Party (2)
HD video, cor, 4:3, BE/FR, 2022, 58’
Em francês com legendas em português

Em Ghost Party (2), Latifa Laâbissi e Manon de Boer dão voz às «vozes» do seu campo de referência – como Frantz Fanon, Marguerite Duras, Serge Daney, Casey e Eduardo Viveiros de Castro, entre outros –, criando pequenas ficções a partir de vasos, pedras e outros materiais, questionando subtilmente a política da linguagem e da identidade.

O filme abre com a imagem de um espaço escuro onde um corpo se ilumina, movendo-se de forma quase animalesca, como se estivesse em transe. Este prelúdio é seguido por uma imagem de duas mulheres que conversam num espaço modernista aberto e iluminado. O tom da conversa e a linguagem corporal das duas mulheres parecem mundanos, mas lentamente surge a sensação de que esses corpos abrigam outras vozes.

Espalhados pela sala estão objetos, máscaras e vasos. A câmara observa as mulheres num movimento (parcialmente) circular, como se tentasse abarcar a fonte das vozes – os corpos. Este movimento circular é interrompido várias vezes, deslocando-se para objetos no espaço ou no exterior. A montagem de imagens em close up e os sons dos objetos, da arquitetura e da natureza rompem com a aparência rotineira das duas mulheres, abrindo um espaço surreal de memórias e contrastes sensoriais.

Entrelaçando realismo documental e imagens associativas, a heterogeneidade da forma transforma e desconstrói vozes, corpos e objetos, sublinhando assim o tema fundamental da «desidentificação».


Ficha técnica

Cinematografia 

Charlotte Marchal

Cinematografia complementar 

Léo Lefèvre

Vasos (pela ordem em que aparecem) 

Lygia Clark, Donald Winnicott, Valeska Gert, Oskar Schlemmer, Oum Kalthoum, Beyoncé, Martha/Dan Graham, Sophie Taeuber-Arp, Hélio Oiticica, Eduardo Viveiros de Castro, Hijikata Tatsumi, Mina, Frantz Fanon, Jack Smith, Felix Gonzalez-Torres, Delphine Seyrig, Pier Paolo Pasolini, Latifa Laâbissi, Manon de Boer, Lina Bo Bardi, Maya Deren, Alain Cavalier, Marguerite Duras, Anne Carson, Angela Davis, Octavia Butler, Chantal Akerman & Casey

Edição 

Manon de Boer

Gravação e edição de som 

Laszlo Umbreit

Mistura de som 

Laszlo Umbreit & Rémi Gérard at Empire Digital

Correção de cor 

Paul Millot at Cobalt

Produção 

Auguste Orts & Figure Project

Apoios 

Flanders Audiovisual Fund, Vlaamse Gemeenschap, WIELS, FRAC Bretagne, Museum Dhondt-Dhaenens, kunstencentrum BUDA, Kunstmuseum St.Gallen, Jan Mot, On & For Production and Distribution, Friends of Auguste Orts Fund, KASK & Conservatorium

Apoios

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.