Francisca Rocha Gonçalves. Interferências no Tejo
Slider de Eventos
Data
- sáb,
- Encerra à Terça
Local
Sala de Som Centro de Arte Moderna GulbenkianFrancisca Rocha Gonçalves (n. Porto, 1978) é uma artista interdisciplinar e investigadora que vive em Berlim, com formação em ciências biológicas e media digitais. Aliando tecnologia, ecologia e expressão plástica, a artista explora paisagens sonoras subaquáticas.
Em Interferências no Tejo, a artista desenvolve uma instalação sonora imersiva em que o público é convidado a experienciar as características acústicas e vibracionais do ambiente subaquático do rio Tejo, onde os sons das espécies aquáticas se misturam com ruídos produzidos pelo homem.
Desenvolvido no âmbito da residência A Call to the Sea, no Aquário Vasco da Gama, Interferências no Tejo integra o projeto europeu Bauhaus of the Seas Sails e visa sensibilizar para a necessidade de proteger as espécies locais, como o charroco e a corvina, e para a necessidade ampliar as zonas de proteção sonora.
Biografias
-
Francisca Rocha Gonçalves
Francisca R. Gonçalves é uma artista e investigadora multidisciplinar sediada em Berlim, especializada em ecologia acústica e consciencialização ambiental. Com formação em Medicina Veterinária, mestrado em Música Interactiva e Design de Som e doutoramento em Média Digitais, o seu trabalho centra-se na poluição sonora em ambientes subaquáticos. O seu objetivo é sensibilizar para esta questão invisível através de práticas artísticas, revelando o impacto do ruído antropogénico na vida aquática. É cofundadora do Openfield Creative Lab e ØSAW.
Ficha técnica
Curadoria
Inês Valle
Imagem principal
Cortesia da Fish Bioacoustics Lab
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.