Diana Policarpo. Ciguatera
Slider de Eventos
Data
- sáb,
- Encerra à Terça
Local
Espaço Projeto Centro de Arte Moderna GulbenkianDiana Policarpo (n. Lisboa, 1986) é uma artista visual e compositora que explora temas como as políticas de género, as estruturas económicas, a saúde e as relações interespécies, através de uma investigação interdisciplinar.
Ciguatera é uma instalação de grande escala que partiu de uma viagem de investigação às Ilhas Selvagens. As enormes esculturas em forma de rocha enchem a galeria com as vozes da ilha e dos seus habitantes, evocam o lugar de cada um nas histórias e mitologias do arquipélago.
O título refere-se ao envenenamento que ocorre após a ingestão de peixe contaminado com ciguatoxinas. Neste projeto, a artista inspira-se tanto na ciência como na ficção científica para criar narrativas que são simultaneamente factuais e fictícias, criando um ambiente visual e sonoro envolvente.
Ciguatera é uma coprodução da TBA21-Academy, Veneza, e do CAM, em colaboração com o antigo Instituto Gulbenkian de Ciência.
Biografias
-
Diana Policarpo
Diana Policarpo é uma artista visual e compositora que desenvolve a sua atividade entre as artes visuais, a música eletroacústica e a performance multimédia. Através de uma investigação especulativa transdisciplinar, debruça-se sobre temas como política de género, estruturas económicas, saúde e relações entre espécies. Cria instalações para analisar experiências de vulnerabilidade e capacitação associadas a atos de exposição ao mundo capitalista.
-
Chus Martínez
Chus Martínez é uma curadora, historiadora de arte e escritora espanhola. Atualmente, é diretora do Instituto de Arte da Academia de Arte e Design FHNW em Basileia, na Suíça, onde também gere o espaço de exposições do Instituto Der Tank. Em 2021 e 2022, Martínez foi a curadora do Ocean Space em Veneza. Faz parte do conselho consultivo de várias instituições de arte internacionais, incluindo Castello di Rivoli, Turim; De Appel, Amesterdão; Deutsches Historisches Museum, Berlim; e Museum der Moderne, Salzburgo.
Ficha técnica
Curadoria
Chus Martínez
Programação
Ana Botella
Imagem principal
Vista da exposição The Soul Expanding Ocean #4: Diana Policarpo. Ciguatera, TBA21–Academy’s Ocean Space, Veneza, 2022. Foto: Matteo De Fina
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.