
CAM em Movimento: Vasco Araújo
Hereditas, 2006
Slider de Eventos
Data
Local
Jardim GulbenkianNum contentor marítimo instalado no Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian, poderá visualizar Hereditas (2006) de Vasco Araújo. Este vídeo, sem som e sem palavras ditas ou escritas, exalta a mudez. É protagonizado por uma criança e filmado no Caramulo, numa estância médica de tuberculosos hoje desativada. Uma menina caminha na floresta, sozinha e imaculadamente vestida de branco. Desenterra ossos humanos, incluindo uma caveira, que carrega numa trouxa de pano, demasiado grande para o seu corpo franzino. Deposita-os numa sala do sanatório, tentando reconstruir a coluna vertebral. Hereditas é, ao mesmo tempo, uma vanitas e uma obra sobre a infância, a solidão, a dor, o amor, a morte e o desejo de conhecimento e compreensão dos grandes enigmas e interrogações da condição humana.
Curadoria: Leonor Nazaré
Ciclo de filmes: O espaço é real?
A vivência e a interpretação instintiva dos espaços que cada um de nós desenvolve naqueles que habita, percorre ou visita é muito menos objetiva do que possamos pensar, num primeiro momento: resulta de um ponto e vista e de uma disposição e propósito interiores. Os três momentos deste ciclo de filmes da Coleção do CAM levam-nos de espaços reais da Fundação, vistos com um olhar novo e inesperado, a espaços de assumido devaneio e estranheza, passando por modos de ficcionar e narrar a imersão num espaço natural.
CAM EM MOVIMENTO
CAM em Movimento é uma programação «fora de portas», que reúne um conjunto de intervenções site-specific de artistas e exposições com obras da Coleção em diferentes espaços da cidade de Lisboa e da área metropolitana.
Saber maisParceiros
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.