Num contentor marítimo instalado no Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian apresenta-se, entre setembro e janeiro, um ciclo de filmes da Coleção do CAM, que se divide em três partes diferentes.
Num contentor marítimo instalado no Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian, poderá visualizar Golden Dawn (2011) de Salomé Lamas. Tendo o Mar do Norte como pano de fundo, assim como uma das mais duras profissões de que há memória, Golden Dawn é filmado num barco de pesca holandês: a água e as luzes na noite escura, as cores vivas das vestes de plástico, as redes que são lançadas e recolhidas, as caixas de peixe com gelo, as boias que marcam trajetos no mar. Na ausência total de palavras, são os planos fotográficos que preenchem o espaço de uma vaga tensão performativa e narrativa; a música de Felipe Felizardo e o título do filme (nome de um partido neonazi grego) acentuam a tensão para lá daquilo que as imagens fazem prever.
Curadoria: Leonor Nazaré
Ciclo de filmes: O espaço é real?
A vivência e a interpretação instintiva dos espaços que cada um de nós desenvolve naqueles que habita, percorre ou visita é muito menos objetiva do que possamos pensar, num primeiro momento: resulta de um ponto e vista e de uma disposição e propósito interiores. Os três momentos deste ciclo de filmes da Coleção do CAM levam-nos de espaços reais da Fundação, vistos com um olhar novo e inesperado, a espaços de assumido devaneio e estranheza, passando por modos de ficcionar e narrar a imersão num espaço natural.
CAM EM MOVIMENTO
CAM em Movimento é uma programação «fora de portas», que reúne um conjunto de intervenções site-specific de artistas e exposições com obras da Coleção em diferentes espaços da cidade de Lisboa e da área metropolitana.
Saber mais