CAM em Movimento: Narelle Jubelin

Albers. Seidler Establishing. Shots, 2012-13

Slider de Eventos

Num contentor marítimo instalado no Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian apresenta-se, entre janeiro e maio, um ciclo de filmes da Coleção do CAM em quatro momentos.

Este vídeo sobre Josef Albers e sobre o arquiteto australiano Harry Seidler foi produzido para a exposição Plantas e Planos, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian em 2013.

A obra é constituída por dois filmes diferentes, posicionados lado a lado. O filme da esquerda é composto por imagens do interior da casa de Jubelin e por excertos de entrevistas com Penelope Seidler (em 1968) e com Harry Seidler (em 2000), tendo o design da sua casa como tema principal. Estas imagens são intercaladas com fotografias da Casa Seidler, em Killara, Sydney (Nova Gales do Sul, Austrália) e grandes planos de uma pintura da série Homage to the Square [Homenagem ao Quadrado] de Joseph Albers.

O vídeo da direita é composto por fotografias de obras de arte de Albers que integraram a exposição Josef Albers na América. Pintura sobre Papel (que decorreu no CAM, de 18 de maio a 1 de julho de 2012), e de trabalhos de David La Rua e Patricia Leal. Estas imagens são intercaladas com excertos do documentário The Responsive Eye, filmado por Brian de Palma na exposição Op Art que teve lugar no MoMA em 1966. Aqui, o realizador entrevista o curador William Seitz, o teórico Rudolf Arnheim e alguns dos artistas apresentados naquela exposição.

Neste ciclo, propomos quatro filmes da Coleção do CAM que nos permitem avaliar e refletir sobre o papel estruturante da geometria quer no desenho explícito das suas formas conhecidas e derivativas – fixadas na arquitetura, na pintura, na escultura e no desenho, disciplinas suscetíveis de animação e de composição fílmica –, quer na sua capacidade de dar corpo simbólico a personagens e narrativas.

A esses quatro filmes faremos corresponder os quatro modos seguintes do trabalho mais ou menos explícito ou, por vezes, mais ou menos subterrâneo da geometria:

Interessa, no entanto, ressalvar que a geometria, como conceito antigo e banal da arte, está muito longe de ser o grande assunto destes filmes, todos eles de uma grande riqueza conceptual histórica, anedótica, sociológica e artística.


FICHA TÉCNICA

Curadoria

Leonor Nazaré


CAM EM MOVIMENTO

CAM em Movimento é uma programação «fora de portas», que reúne um conjunto de intervenções site-specific de artistas e exposições com obras da Coleção em diferentes espaços da cidade de Lisboa e da área metropolitana.

Saber mais

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.