CAM em Movimento: Ciclo Histórias de uma Coleção

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Num contentor marítimo instalado no Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian apresenta-se um ciclo de filmes da Coleção do CAM que acompanha a exposição Histórias de uma Coleção.

Este ciclo de filmes integra e prolonga a exposição Histórias de uma Coleção, patente na Galeria Principal do Edifício Sede, Museu e Jardim da Fundação, e assinala quatro momentos diferentes de aquisições de obras em suporte fílmico para a coleção do CAM, a partir de 2001 e até 2022. O ciclo propõe seis vídeos dos artistas Ana Hatherly, Rui Calçada Bastos, António Olaio, Ana Léon, Irineu Destourelles e Mónica de Miranda, que dialogam com os dois últimos núcleos da exposição – Depois das Belas-Artes 1990-2005 e Permanentes e Temporárias 2006-2020 –, abrindo-se igualmente a um novo ciclo de aquisições iniciado em 2021.

CAM EM MOVIMENTO

CAM em Movimento é uma programação «fora de portas», que reúne um conjunto de intervenções site-specific de artistas e exposições com obras da Coleção em diferentes espaços da cidade de Lisboa e da área metropolitana. Saber mais


PROGRAMA

Ana Hatherly, Revolução, 1975

Exibido pela primeira vez na Bienal de Veneza, em 1976, Revolução faz parte de um grupo de curtas-metragens que caracterizam o trabalho de Ana Hatherly. Filmado nas ruas de Lisboa com uma câmara Super 8 após a Revolução do 25 de Abril de 1974, documenta os cartazes da propaganda política, sobrepostos e rasgados, os graffiti e os murais de ideologia revolucionária inscritos nas paredes da cidade. O ritmo acelerado das imagens gravadas e a edição do filme representam exemplarmente a manifestação plural das vozes na cena política portuguesa, bem como a participação coletiva e a euforia vivida no espaço público. O filme apresenta um testemunho evocativo do ambiente social e político que marcou o período revolucionário.

Ana Hatherly regista, documenta e atua nas ruas da cidade, posicionando-se criativamente em relação aos traços marcantes da cultura urbana durante esse momento de mudança tão significativo.

Rui Calçada Bastos, Studio Contents, 2004

No ecrã, sucedem-se e sobrepõem-se palavras que se referem a objetos presentes num ateliê, e a metamorfose visual de cada palavra na seguinte constrói um inventário obsessivo.

Metáfora simples para a ação de guardar coisas numa caixa, uma sobre a outra, até que o espaço interior fique saturado, a sucessão lenta a que assistimos reduz a identidade do objeto à voz e ao desenho da palavra que os descrevem. Dessa forma, Rui Calçada Bastos constrói um espaço mental e visual transportável e resistente ao tempo, que ajudará o espectador a associar cada estímulo às suas próprias referências, numa viagem íntima ao processo criativo.

António Olaio, Kuenstlerleben, 2010

A plasticidade da imagem é dominante sobre outros fatores de elaboração da obra: o lado performativo e coreográfico, a opção cromática minimal e mesmo a associação musical servem um desígnio visual de muito forte pregnância: a estátua, o estudante universitário na sua batina, o toureiro ou o bailarino fundem-se numa personagem única e anónima, sem rosto nem pés visíveis, cujos braços e capa esvoaçam sem nenhuma pausa, numa sequência hipnótica de movimento. No final, a vida retira-se da estátua, a razão de ser da imagem perde-se e a obra «acaba» por momentos.

Ana Léon, Jeux, 1998

A partir de meados dos anos de 1990, o trabalho de Ana Léon é realizado sobretudo em desenho e em filme de animação em Super 8, preterindo a anterior pintura e/ou escultura. A ideia de metamorfose e de animação preside a todos os filmes que realiza a partir destes anos, até à atualidade. Em Jeux, uma ou duas bailarinas sem cabeça fazem gestos diante da barra e do espelho até colocarem a sua própria cabeça sobre o pescoço. Marcados pelo sentido lúdico, muitas vezes irónico e cínico, e por uma ostensiva simplicidade de meios, os seus filmes propõem figuração e progressiva destruição abstratizante das figuras, narrativa e repetição, anonimato na elisão do rosto, estranheza dos movimentos intermitentes e da desarticulação, iluminação, coreografia e dinâmica cénica.

Irineu Destourelles, One Hundred and Two Houses on Fire (Cento e Duas Casas a Arder), 2019

A morte paira neste vídeo a preto e branco em que se sucedem cento e dois desenhos de casas em chamas que evocam memórias de uma África a autoconsumir-se, revelando ao mesmo tempo a precariedade do conceito de casa que, para «o sujeito da diáspora é um tópico complexo» (palavras de Irineu Destourelles).

O artista desenha as casas a esferográfica e marcadores, formando os contornos dos muros, das portas e das janelas fechadas; desenha também as manchas de fumo negro em arabescos obsessivos que por vezes parecem engolir as casas. Estas parecem bunkers ou prisões, casas frias e isoladas, ocupando as margens da imagem, no meio de paisagens desoladas, angulares e inóspitas.

Como noutros trabalhos, o artista recorre à quantificação – cento e duas casas, diferentes filtros, várias maneiras de cair –, um processo de abstração que introduz distanciamento, contra qualquer veleidade de sedução: estamos numa operação de tradução e não de identificação.

Mónica de Miranda, Path to the Stars, 2022

O filme Path to the Stars [Caminho para as Estrelas], cujo título alude a um poema de Agostinho Neto, líder da luta anticolonial e primeiro presidente de Angola após  a independência, foi a peça central da exposição da artista No longer with the  memory but with its future [Não mais com a memória, mas com o seu futuro], que integrou a programação paralela da 59.ª Bienal Internacional de Arte de Veneza (2022). O filme segue, do amanhecer ao anoitecer, uma ex-combatente da luta pela libertação angolana, enquanto viaja de barco pelas margens do rio Kwanza, local de origem do reino do Ndongo, um estado pré-colonial africano tributário do reino do Kongo, criado por subgrupos do Ambundu, e liderado pelo rei Ngola. Assim se constrói uma metáfora de um lugar feminino que atravessa vários tempos e espaços.


Ficha técnica

Curadoria

Ana Vasconcelos
Leonor Nazaré
Patrícia Rosas
Rita Fabiana

Parceiro

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