CAM em Movimento: Bruno Pacheco

Surrendering after Hamish, 2004

Slider de Eventos

Num contentor marítimo instalado no Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian apresenta-se, entre setembro e janeiro, um ciclo de filmes da Coleção do CAM, que se divide em três partes diferentes.

Num contentor marítimo instalado no Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian, poderá visualizar Surrendering after Hamish (2004) de Bruno Pacheco. Numa linha de horizonte, montanhosa e árida, surge um ser humano minúsculo que começa a descer em direção ao vale, uma sombra que por momentos desaparece, mas que vai ressurgindo. Percebemos que traz as mãos atrás da cabeça, em sinal de rendição. O título sugere-nos uma rendição a Hamish Fulton, o artista inglês que tornou emblemática uma prática da arte de caminhadas, durante as quais fotografa e anota reflexões e experiências. A rendição é literal, num primeiro momento, encenada e representada; é metafórica, num segundo momento, significando a referência a outro artista; é irónica num terceiro momento que o desmistifica, banaliza ou simplesmente incorpora com desconcertante simplicidade.

Curadoria: Leonor Nazaré

 

Ciclo de filmes: O espaço é real? 

A vivência e a interpretação instintiva dos espaços que cada um de nós desenvolve naqueles que habita, percorre ou visita é muito menos objetiva do que possamos pensar, num primeiro momento: resulta de um ponto e vista e de uma disposição e propósito interiores. Os três momentos deste ciclo de filmes da Coleção do CAM levam-nos de espaços reais da Fundação, vistos com um olhar novo e inesperado, a espaços de assumido devaneio e estranheza, passando por modos de ficcionar e narrar a imersão num espaço natural.

  • Espaços da Fundação: A primeira parte deste ciclo remete-nos diretamente para espaços da Fundação Calouste Gulbenkian, por terem sido aí realizados, tendo sido adquiridos nos últimos anos. Filmes: I gave my love a cherry that had no stone (2016) de Emily Wardill e Piso Térreo (2006) de Filipa César.
  • Abordagens ficcionais da natureza: A segunda parte deste ciclo inclui dois filmes que remetem para abordagens ficcionais da natureza. Filmes: Surrendering after Hamish (2004) de Bruno Pacheco e Golden Dawn (2011) de Salomé Lamas.
  • Os mundos paralelos do inconsciente: A terceira parte deste ciclo integra dois filmes que assinalam o devaneio ou os mundos paralelos que se situam nas passagens entre a consciência e o inconsciente. Filmes: Hereditas (2006) de Vasco Araújo e Hypnotic Suggestion (1993) de Jane e Louise Wilson.

 


CAM EM MOVIMENTO

CAM em Movimento é uma programação «fora de portas», que reúne um conjunto de intervenções site-specific de artistas e exposições com obras da Coleção em diferentes espaços da cidade de Lisboa e da área metropolitana.

Saber mais

Parceiros

A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.