Num contentor marítimo instalado no Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian apresenta-se, entre setembro e janeiro, um ciclo de filmes da Coleção do CAM, que se divide em três partes diferentes.
Num contentor marítimo instalado no Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian, poderá visualizar Surrendering after Hamish (2004) de Bruno Pacheco. Numa linha de horizonte, montanhosa e árida, surge um ser humano minúsculo que começa a descer em direção ao vale, uma sombra que por momentos desaparece, mas que vai ressurgindo. Percebemos que traz as mãos atrás da cabeça, em sinal de rendição. O título sugere-nos uma rendição a Hamish Fulton, o artista inglês que tornou emblemática uma prática da arte de caminhadas, durante as quais fotografa e anota reflexões e experiências. A rendição é literal, num primeiro momento, encenada e representada; é metafórica, num segundo momento, significando a referência a outro artista; é irónica num terceiro momento que o desmistifica, banaliza ou simplesmente incorpora com desconcertante simplicidade.
Curadoria: Leonor Nazaré
Ciclo de filmes: O espaço é real?
A vivência e a interpretação instintiva dos espaços que cada um de nós desenvolve naqueles que habita, percorre ou visita é muito menos objetiva do que possamos pensar, num primeiro momento: resulta de um ponto e vista e de uma disposição e propósito interiores. Os três momentos deste ciclo de filmes da Coleção do CAM levam-nos de espaços reais da Fundação, vistos com um olhar novo e inesperado, a espaços de assumido devaneio e estranheza, passando por modos de ficcionar e narrar a imersão num espaço natural.
CAM EM MOVIMENTO
CAM em Movimento é uma programação «fora de portas», que reúne um conjunto de intervenções site-specific de artistas e exposições com obras da Coleção em diferentes espaços da cidade de Lisboa e da área metropolitana.
Saber mais