A Emergência da Instituição
Por Landra
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Sala do Foyer (Piso 1) Fundação Calouste GulbenkianInstituição. O que é? De onde veio? Como nasce, vive e morre? Na raiz da palavra está o processo de fixar algo. Apesar de construídas, as instituições podem também surgir espontaneamente. Na verdade, a instituição é um estado ou um conjunto de processos que podem ser curtos, até mesmo subatómicos, e que durante algum tempo resistem ao desaparecimento.
A dupla artística Landra convida a participar na construção de um modelo especulativo com o qual podemos repensar modos de “instituir”. Como é que música e comida se encontram para falar de física, bioquímica, microbiologia, ecologia, política ou sociologia? A cortina sobe. Será que vemos melhor?
Alguns produtos alimentares utilizados na composição da performance contêm alergénios: aipo, cereais com glúten e frutos secos de casca rija.
Biografias
-
Landra
Landra é o nome que Sara Rodrigues e Rodrigo Camacho dão à terra onde vivem e também como são conhecidos como dupla artística. No noroeste ibérico, chama-se landras às bolotas do carvalho-alvarinho e, na cultura tradicional local, estas são símbolo de liberdade e de abundância. Através dos seus projetos, que evocam prática de viver e fazer em sintonia com ritmos e ciclos naturais, o duo presta homenagem a uma cultura de autonomia e de sustentabilidade, experimentando com diferentes formas de arte-vida.
Ficha técnica
Colaboração
Lx Design
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.