100 Cymbals, de Ryoji Ikeda
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Grande Auditório Fundação Calouste Gulbenkian100 Cymbals [100 Címbalos], de Ryoji Ikeda, investe o grande auditório com uma performance de palco que é também uma instalação audiovisual, interpretada pelo reputado ensemble Les Percussions de Strasbourg, juntamente com os percussionistas Tomás Moital, Madalena Rato, Joana Duarte, Paulo Amendoeira e Francisco Cipriano, realçando o potencial dos címbalos ao percorrer a ténue linha que separa o ruído da ressonância harmónica.
Dirigida por Ryoji Ikeda e baseada numa interpretação livre, a peça de John Cage, But what about the noise of crumpling paper sublinha a relação essencial entre o compositor americano e a nova música no Japão do pós-guerra.
Imagem © Henri Vogt
Ryoji Ikeda, artista japonês que vive e trabalha entre Paris e Quioto, cria performances e instalações imersivas ao vivo, através da orquestração de som, imagem, materiais, fenómenos físicos e noções matemáticas. A apurada técnica e estética dos seus álbuns +/- (1996), 0°C (1998), matrix (2000), dataplex (2005), test pattern (2008) e supercodex (2013) foi pioneira da música eletrónica minimalista.
Constituído em 1962, o ensemble Les Percussions de Strasbourg interpreta obras-primas do século XX e compõe novas peças que dão vida à sua herança contemporânea. Desde a sua constituição que o ensemble está no centro da produção artística graças às suas ligações com compositores contemporâneos e à diversidade das suas capacidades em termos de formatos musicais: do duo ao octeto, do acústico ao eletrónico, do recital ao musical e à dança.
Engawa – Temporada de arte contemporânea japonesa
Engawa é uma programação que traz a Lisboa um conjunto de criadores do Japão e da diáspora japonesa, muitos dos quais pela primeira vez em Portugal. Saber mais
Ficha técnica
Músicos/Performers
Les Percussions de Strasbourg
Tomás Moital
Madalena Rato
Joana Duarte
Paulo Amendoeira
Francisco Cipriano
Coprodução
Apoio
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.