Tratamento e disponibilização do arquivo de imagens Alberto Carneiro
Este conjunto documental constitui uma das componentes do Arquivo do artista doado à Fundação Calouste Gulbenkian em 2018. Dele fazem parte mais de 22.000 imagens, que documentam o seu processo criativo, ilustram a sua participação em exposições individuais e coletivas e registam as suas múltiplas viagens. Inclui ainda uma coleção significativa de postais ilustrados.
As ações de conservação consistiram na higienização de todos os exemplares e no seu acondicionamento em embalagens adequadas. Em termos de catalogação, foi realizado um pré-processamento de toda a documentação, no âmbito do qual se descreveram de forma sintética todos os documentos integrantes do Arquivo.
Este conjunto iconográfico pode agora ser pesquisado no catálogo da Biblioteca de Arte.
Para além deste arquivo de imagens, integra o acervo doado à Fundação um conjunto significativo de documentação textual: correspondência com artistas, críticos, curadores e estudantes, recortes de imprensa, mail art e documentos relacionados com a sua atividade docente e com a sua participação em exposições, incluindo múltiplos projetos de arte pública. Esta documentação não fotográfica será tratada durante o ano de 2023.
O artista Alberto Carneiro (1937-2017) encontra-se representado na coleção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian.