O Livro da Semana

Programa da Rádio Alfa apoiado pela Biblioteca Gulbenkian Paris

A geração de escritores lusófonos que nasceu após 1970 tem vindo a confirmar a sua maturidade, atribuindo à(s) Literatura(s) em língua portuguesa novos temas e abordagens.

Em Portugal, a geração que apenas conheceu a Democracia. No Brasil, a geração do pós-ditadura militar. Em África e na Ásia, a geração que não conheceu a colonização e sempre viveu num Estado soberano e independente.

Ora, esta nova vaga de escritores lusófonos surge num momento em que o reconhecido potencial de crescimento da língua portuguesa deverá obrigar à construção de sinergias entre as várias vertentes do idioma de maneira a fortalecê-lo.

Tendo em conta estes novos contextos emergentes, o programa “O Livro da Semana” tem como objetivos:

– Graças a uma conversa informal entre autores, aproximar os escritores dos ouvintes/leitores, na tentativa de colmatar o facto de estes últimos viverem mergulhados num quotidiano cultural francófono, onde a(s) Literatura(s) lusófona(s) te(ê)m um tratamento superficial ou ausente;

– Promover essa(s) Literatura(s) no local onde a sinergia necessária se pode gerar de forma mais natural: num dos principais centros internacionais, neste caso a região de Paris, onde reside uma boa parte da(s) Diáspora(s) lusófona(s);

– Projetar a voz dessa nova geração de escritores (sem nunca esquecer a anterior) que criam em português, dando-os a conhecer ao público parisiense luso-falante, debatendo as problemáticas do nosso tempo, explorando os novos olhares sobre a História do mundo e da Lusofonia e tentando analisar, sem tabus, os reais entraves que poderão ainda perturbar a consolidação e avigoramento da língua portuguesa;

– Difundir as coleções bibliográficas da Biblioteca Gulbenkian Paris – importante biblioteca de língua portuguesa na Europa, fora de Portugal – bem como dar a conhecer as suas atividades, nomeadamente aquelas que se encontram ligadas à promoção dos escritores lusófonos em França, mas não só.

 

Este programa de rádio foi concebido por Nuno Gomes Garcia e por ele apresentado às quartas-feiras às 8:30 e domingos às 14:25, tendo o apoio da Biblioteca Gulbenkian Paris.

Atualização em 13 Fevereiro 2018