Prepare a sua visita

Bem-vindo(a) à Fundação Calouste Gulbenkian e à Temporada Gulbenkian Música. Se é a primeira vez que nos visita, poderá considerar úteis as respostas que damos abaixo a algumas perguntas frequentes.

 

Sobre a música

O termo “música clássica” refere-se geralmente a música escrita para ser interpretada por um grupo de músicos que tocam instrumentos orquestrais: cordas (como os violinos e violoncelos), madeiras (como as flautas e os clarinetes), metais (como os trompetes e as trompas), e percussão (como os tímpanos ou o xilofone).

As duas formas mais comuns na música orquestral são a sinfonia e o concerto. Uma sinfonia é uma obra de larga escala, interpretada por toda a orquestra, composta por duas ou mais partes, denominadas “andamentos”.

Um concerto é uma obra interpretada pela orquestra e por um solista, que tocam em diálogo, e é composto por três andamentos.

Um andamento é uma secção de uma obra de larga escala, como uma sinfonia, uma sonata ou um concerto. Cada andamento caracteriza-se, normalmente, por variações contrastantes no tempo, pulsação ou carácter.

Num concerto de música clássica existem pequenas pausas de silêncio entre cada andamento, durante os quais o público não aplaude. Os aplausos são guardados para o final da obra, no momento em que o maestro ou maestrina assinalam a sua conclusão. Poderá encontrar a indicação do número de andamentos de cada obra no programa de sala.

Uma orquestra é constituída por 4 secções ou famílias de instrumentos: cordas, madeiras, metais e percussão. Os instrumentos incluídos em cada secção são os seguintes:

Cordas: violinos, violas, violoncelos, contrabaixos
Madeiras: flautas, clarinetes, oboés, fagotes, corne inglês
Metais: trompetes, trombones, trompas, tuba
Percussão: timbales, harpa, xilofone, entre outros.

Embora possa variar de acordo com as obras interpretadas ou a preferência do maestro/maestrina, os instrumentos dispõem-se da seguinte forma:

Os cerca de 60 instrumentistas da Orquestra Gulbenkian são músicos profissionais, que trabalham e ensaiam diariamente no Grande Auditório durante toda a temporada (setembro a junho), oferecendo cerca de 60 concertos por ano. Atuam igualmente em concertos gratuitos no centro da cidade durante o verão, e em digressões nacionais e internacionais.

O programa de sala, disponibilizado gratuitamente no website da Fundação alguns dias antes do espetáculo, é um excelente complemento com informação sobre os compositores e as obras que serão interpretadas.

Poderá ainda assistir gratuitamente ao Guia de Audição, que consiste numa curta sessão realizada uma hora antes do concerto, com excertos musicais e comentários sobre as obras.

Os Concertos de Domingo, comentados em ambiente descontraído e pensados para serem fruídos em família, são também uma excelente oportunidade para descobrir as obras, os compositores e os intérpretes.

É possivel obter mais informações na página Temporada 18/19. Poderá ainda subscrever a nossa E-News quinzenal no rodapé do site, ou consultar a nossa brochura, disponível gratuitamente na Fundação Calouste Gulbenkian. Estamos ainda disponíveis para esclarecer quaisquer questões na nossa bilheteira, por telefone (217 823 700), ou através do endereço de e-mail musica@gulbenkian.pt.

 

Informação de bilheteira

Existem três formas de adquirir os seus bilhetes ou assinaturas: online, presencialmente ou por correspondência. Consulte toda a informação na nossa página de Bilheteira.

Não. Após efetuar uma compra no nosso website, receberá um e-mail  com o seus bilhetes em anexo, que poderá imprimir ou apresentar à entrada do auditório. No mesmo e-mail encontrará uma referência de compra que poderá, em alternativa, apresentar na nossa bilheteira.

Sim. Nos espetáculos da Temporada Gulbenkian Música estão disponíveis descontos para jovens, seniores e famílias. Consulte toda a informação na nossa página de Bilheteira.

Se estiver interessado em assistir a vários espetáculos, poderá considerar adquirir uma assinatura ou passe, que inclui bilhetes para um conjunto de espetáculos de um determinado ciclo ou temática. Caso contrário, poderá adquirir bilhetes avulsos para um ou mais concertos.

Os assinantes têm acesso à compra de bilhetes muito antes do público em geral, garantindo a escolha dos melhores lugares e beneficiando do desconto associado a cada assinatura.

Sim. Se não puder ir a um espetáculo, até uma hora antes poderá trocar o seu bilhete por um outro de valor igual ou superior na nossa bilheteira. No entanto, não efetuamos devoluções.

 

Planeie a sua visita

A grande maioria dos espetáculos da Temporada Gulbenkian Música decorrem no Grande Auditório do Edifício Sede da Fundação Calouste Gulbenkian. Alguns concertos poderão ter lugar fora da Fundação: em igrejas, teatros ou outros locais no centro da cidade.

Sim. Regra geral, as portas do Grande Auditório abrem ao público 30 minutos antes do início do concerto.

Conte sempre com a possibilidade de haver trânsito, com algum tempo para estacionar, e também com eventuais imprevistos.

Após o fecho de portas, não é permitida a entrada no Grande Auditório, salvo indicação dos assistentes de sala.

De forma a não perturbar a concentração dos músicos e do público, por norma, a entrada na sala deverá ser feita entre andamentos (partes ou secções da obra) ou no final de uma obra. Eventualmente poderá ter de ocupar um lugar que não corresponde ao do seu bilhete.

A Fundação Calouste Gulbenkian dispõe de estacionamento pago com cerca de 200 lugares, equipado com Via Verde. Contudo, em concertos esgotados, é comum ficar completo. Poderá optar por utilizar o Parque Berna (subterrâneo) e o parque na Praça de Espanha.

Sim. O Edifício Sede da Fundação Gulbenkian está preparado para receber público com mobilidade reduzida.

Não existe nenhum código de vestuário específico. Algumas pessoas consideram um concerto de música clássica como um evento especial e tendem a vestir-se para a ocasião. Outras optam por um estilo mais casual.

Sim. Em todos os eventos na Fundação Calouste Gulbenkian está disponível o serviço gratuito de bengaleiro, onde poderá deixar malas, casacos, guarda-chuvas, instrumentos musicais e objetos de elevado volume.

Sim. Uma hora antes do início de cada espetáculo, e durante o intervalo, tem ao seu dispor o bar do foyer, com uma vasta oferta de produtos e uma agradável esplanada no jardim.

Nas transmissões do Met Opera, poderá optar pela modalidade de cocktail, que inclui uma seleção de bebidas e aperitivos à discrição.

 

Sobre os concertos

Uma experiência nova.

É importante libertar-se de ideias pré-concebidas sobre a formalidade ou ambiente de um concerto de música clássica, que é, hoje em dia, descontraído e informal.

Não precisa de nenhum conhecimento musical prévio e é provável que reconheça partes de algumas sinfonias, concertos ou obras corais. A música escrita por grandes compositores é frequentemente utilizada em bandas sonoras de filmes, programas de televisão e anúncios.

No centro de cada temporada Gulbenkian Música encontram-se o Coro e Orquestra Gulbenkian, dois dos mais prestigiados agrupamentos em Portugal e na Europa. O Grande Auditório é uma sala com características acústicas únicas, que tornam a experiência de ouvir ao vivo alguns dos maiores nomes da música clássica atual uma experiência inesquecível.

Não, a música fala por si mesma. Não é necessário ser especialista para poder apreciar qualquer género musical.

Um dos maiores prazeres em assistir a um concerto ao vivo é a possibilidade de contactar pela primeira vez com uma obra, assistir a uma grande interpretação, ou redescobrir uma peça.

Para enriquecer a experiência do concerto, alguns ouvintes mais frequentes consideram útil uma pequena preparação antes do concerto. Poderá ser algo tão simples como ler o programa de sala, ou algo mais envolvente como ouvir uma gravação das obras que serão interpretadas, ou ainda assistir ao Guia de Audição.

O programa de sala é disponibilizado gratuitamente no nosso website para download, na página de cada concerto, alguns dias antes do mesmo. No dia do concerto poderá igualmente adquirir um exemplar junto à bilheteira.

Não. Poderá tirar fotografias sem flash dentro dentro da sala apenas até ao início do concerto, após o qual não são permitidos quaisquer registos de som ou imagem não autorizados.

Momentos antes do início do concerto, e após todos os membros Orquestra já se encontrarem sentados em palco, o público aplaude a entrada do Concertino – o violinista que se senta na primeira cadeira da primeira fila da orquestra, junto ao maestro. Após a afinação da orquestra, o público aplaude a entrada do maestro ou maestrina, que poderá ser acompanhado(a) pelo(s) solista(s). Após o início do concerto, o público só volta a aplaudir no final de cada obra. Algumas peças mais longas poderão ter várias secções ou andamentos, separados por uma breve pausa de silêncio, durante a qual o público não aplaude. No programa de sala encontrará a indicação do número de andamentos de cada obra.

Sim. Se tiver a necessidade de sair da sala durante o decorrer do concerto, apenas poderá voltar a entrar, com indicação dos assistentes de sala, entre andamentos ou no final de uma obra. Eventualmente poderá ter de ocupar um lugar que não corresponde ao do seu bilhete.

Não. Embora não seja explicitamente interdito o uso de telemóveis ou tablets dentro da sala (desde que em modo silencioso), a luz emitida pelos seus ecrãs pode ser um elemento altamente perturbador da concentração do público ou mesmo dos músicos.

Não. Com a exceção de garrafas de água, não é permitida a entrada de quaisquer produtos alimentares, bebidas, copos de café ou objetos vidro dentro da sala.

Sim, os nossos espectáculos estão classificados para maiores de 6 anos, nos termos da Lei 23/2014, Art. 27.º, que abrange todos os espetáculos de música, dança, desportivos e similares.

No entanto, para os nossos Concertos de Domingo, especificamente destinados a famílias, a idade mínima é de 3 anos.

A duração média de um concerto é de cerca de 2 horas, incluindo um intervalo de 20 minutos. Contudo, esta pode variar conforme a natureza do espetáculo e o repertório a apresentar. Alguns espetáculos poderão não ter intervalo. Poderá encontrar a indicação da duração do concerto e de cada obra no programa de sala.

Não. Infelizmente não existem listas de espera para concertos esgotados. No dia do concerto poderá averiguar junto da nossa bilheteira se surgiram eventuais desistências.

Sim. A Gulbenkian Música promove atividades educativas especialmente direcionadas ao público escolar e a grupos com necessidades educativas especiais, bem como academias de seniores. Saiba mais sobre estes concertos.

Sim. Apesar de não existirem descontos para grupos, os professores de música e os respetivos alunos são bem-vindos em qualquer concerto da Temporada, podendo estes últimos usufruir de um desconto de 50% (até aos 30 anos de idade).

Disponibilizamos ainda de um conjunto de atividades destinadas ao público escolar, como visitas orientadas, visitas-oficina e concertos para escolas. Poderá ainda optar por trazer os seus alunos a um dos nossos Concertos de Domingo. Consulte toda a informação.