Peer Gynt
Concertos de Domingo
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Grande Auditório Fundação Calouste GulbenkianOs Concertos de Domingo estão classificados para maiores de 6 anos.
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Orquestra Gulbenkian
Em 1962 a Fundação Calouste Gulbenkian decidiu estabelecer um agrupamento orquestral permanente. No início constituído apenas por doze elementos, foi originalmente designado por Orquestra de Câmara Gulbenkian. Ao longo de sessenta anos de atividade, a Orquestra Gulbenkian (denominação adotada desde 1971) foi sendo progressivamente alargada, contando hoje com um efetivo de cerca de sessenta instrumentistas, que pode ser expandido de acordo com as exigências de cada programa. Esta constituição permite à Orquestra Gulbenkian interpretar um amplo repertório, do Barroco até à música contemporânea. Obras pertencentes ao repertório corrente das grandes formações sinfónicas podem também ser interpretadas pela Orquestra Gulbenkian em versões mais próximas dos efetivos orquestrais para que foram originalmente concebidas, no que respeita ao equilíbrio da respetiva arquitetura sonora.
Em cada temporada, a Orquestra Gulbenkian realiza uma série regular de concertos no Grande Auditório, em Lisboa, em cujo âmbito colabora com os maiores nomes do mundo da música, nomeadamente maestros e solistas. Atua também com regularidade noutros palcos nacionais, cumprindo desta forma uma significativa função descentralizadora. No plano internacional, a Orquestra Gulbenkian foi ampliando gradualmente a sua atividade, tendo efetuado digressões na Europa, na Ásia, em África e nas Américas. No plano discográfico, o nome da Orquestra Gulbenkian encontra-se associado às editoras Philips, Deutsche Grammophon, Hyperion, Teldec, Erato, Adès, Nimbus, Lyrinx, Naïve e Pentatone, entre outras, tendo esta sua atividade sido distinguida, desde muito cedo, com diversos prémios internacionais de grande prestígio. O finlandês Hannu Lintu é o Maestro Titular da Orquestra Gulbenkian, sucedendo a Lorenzo Viotti.
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Dmitry Matvienko
Maestro
Dmitry Matvienko venceu a edição de 2021 da Malko Competition for Young Conductors. Anteriormente, recebeu o prémio da crítica e o prémio “Made in Italy” do Concurso Internacional de Direção de Orquestra Guido Cantelli.
Dmitry Matvienko começou a estudar música os seis anos de idade, tendo inciado a sua formação musical formal como coralista. Estudou direção coral no Conservatório de São Petersburgo e foi membro do Coro MusicAeterna, no Teatro de Ópera e Ballet de Perm, sob a direção artística de Teodor Currentzis. Estudou direção de orquestra no Conservatório de Moscovo e assistiu a masterclasses de Gennady Rozhdestvensky, Vladimir Jurowski, Teodor Currentzis e Vasily Petrenko.
Em 2017 ingressou no programa de direção da Orquestra Filarmónica Nacional da Rússia. Assistiu e preparou vários programas para Vladimir Jurowski, Vasily Petrenko e Michail Jurowski, com a Sinfónica Académica Evgeny Svetlanov. Em paralelo com a direção de concertos com a Sinfónica Svetlanov, a Filarmónica Nacional da Rússia, a New Russia Symphony e a Orquestra de Câmara de Moscovo “Musica Viva”, dirigiu Príncipe Igor, Fausto, Iolanta, La traviata, A noiva do Csar e O Pássaro de Fogo, bem como o Requiem de Verdi, no Teatro Académico de Ópera e Ballet da Bielorrússia.
Na temporada passada, dirigiu prestigiosas orquestras como a Orquestra do Teatro Carlo Felice de Génova, a Filarmónica de Monte Carlo, a Orquestra do Teatro Comunale de Bolonha, a Orquestra do Teatro Regio de Turim, a Orquestra Nacional Russa, a Filarmónica de Bergen, a Sinfónica de Adelaide, a Sinfónica Dinamarquesa, a Sinfónica de Helsingborg, a Orquesta de la Comunidad de Madrid, a Orquestra do Teatro La Fenice de Veneza, a Aarhus Symfoniorkester, a Sinfónica da Islândia, e a Wiener Concert-Verein.
Trabalhou também como assistente musical de Vladimir Jurowski em novas produções de O Nariz de Chostakovitch e de Guerra e Paz de Prokofiev, na Ópera Estadual da Baviera, e estreou-se no Teatro dell’Opera de Roma, liderando a estreia da produção de Krzysztof Warlikowski da ópera Da Casa dos Mortos de Janáček.
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Martin Henneken
Violoncelo
Martin Henneken recebeu as suas primeiras aulas de violoncelo aos seis anos de idade. Estudou na Musikhochschule Lübeck (Alemanha) com Troels Svane. Posteriormente ingressou na classe de Reinhard Latzko na Universidade de Música de Viena (Áustria) onde concluiu o Mestrado com distinção. Músicos como o violoncelista Lynn Harrell e o violinista Walter Levin (Quarteto Lassalle) complementaram a sua formação. Foi premiado várias vezes no Concurso Nacional Alemão para Jovens Músicos. Foi bolseiro da Fundação Live Music Now, criada por Yehudi Menuhin.
Durante os seus estudos, colaborou regularmente com várias orquestras como a Filarmónica de Lübeck, a Orquestra da Volksoper Wien, a Sinfónica de Viena e a Sinfónica da Índia, Mumbai. Entre 2009 e 2010, integrou a Orquestra da Ópera Nacional de Viena (Filarmónica de Viena) com a qual teve a oportunidade de participar em gravações, digressões internacionais e festivais (Salzburgo, Lucerna, BBC Proms). Desde 2010, é 2.º Violoncelo Solista da Orquestra Gulbenkian.
Edvard Grieg
Peer Gynt, Suite n.º 1, op. 46
Piotr Ilitch Tchaikovsky
A Bela Adormecida, Suite op. 66a
Programa de sala (PDF 222 KB)Em estreia na Gulbenkian Música, um dos mais promissores jovens maestros a nível mundial. Vencedor do prestigioso Prémio Malko em 2021, Dmitry Matvienko tornou-se, de imediato, presença obrigatória nos mais importantes palcos da música clássica. Tendo sido assistente de Vladimir Jurowski e iniciado uma estreita parceria com o encenador Boris Yukhananov, Matvienko começa a trilhar um caminho auspicioso. Ao Grande Auditório traz duas famosas e emblemáticas suites: Peer Gynt de Grieg, e A Bela Adormecida de Tchaikosvky.
Música e Ciência: Miguel Soares
O custo da inflamação
Como se relacionam a música e a ciência? Numa parceria com o Instituto Gulbenkian de Ciência, em cada Concerto de Domingo um investigador é convidado a apresentar um tema que relaciona as duas áreas.
Mecenas Gulbenkian Música
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