Quebra-Nozes
Concertos de Domingo
Slider de Eventos
Data
Local
Grande Auditório Fundação Calouste GulbenkianAssinaturas de 26 a 31 mai / Venda online a partir de 20 jun às 10:00
Preço
- 10,00 €
- Orquestra Gulbenkian
- Maestro
-
Pedro Neves
Maestro
Pedro Neves é o atual Diretor Artístico e Maestro Titular da Orquestra Metropolitana de Lisboa. É também Maestro Titular da Orquestra Clássica de Espinho e professor na Academia Nacional Superior de Orquestra. Colabora regularmente com a Orquestra Gulbenkian, da qual foi Maestro Convidado (2013-2018).
Pedro Neves nasceu em Águeda e iniciou o seu percurso musical no Conservatório de Aveiro, onde estudou violoncelo com Isabel Boiça. Foi também aluno de Paulo Gaio Lima na Academia Nacional Superior de Orquestra (Lisboa) e, como bolseiro da Fundação Gulbenkian, estudou com Marçal Cervera na Escola de Música Juan Pedro Carrero, em Barcelona. Foi premiado no concurso da Juventude Musical Portuguesa e no Prémio Jovens Músicos. Estudou direção de orquestra com Jean-Marc Burfin na Academia Nacional Superior de Orquestra, onde se licenciou, e com Emílio Pomàrico, em Milão. Em 2006 e 2008, foi maestro assistente de Michael Zilm. Foi Maestro Titular da Orquestra do Algarve (2011-2013) e é um convidado regular das principais orquestras portuguesas, tendo dirigido também a Orquestra Sinfónica do Estado de São Paulo, a Orquestra Sinfónica de Porto Alegre, a Orquestra Filarmónica do Luxemburgo e a Real Filarmonia da Galiza.
No domínio da música contemporânea, colaborou com o Sond’arte Electric Ensemble, o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, o Remix Ensemble - Casa da Música e o Síntese Grupo de Música Contemporânea, tendo dirigido estreias de obras de compositores portugueses e estrangeiros e realizado digressões na Coreia do Sul e no Japão. É fundador da Camerata Alma Mater, que se dedica à interpretação do repertório para orquestra de cordas.
Piotr Ilitch Tchaikovsky
Excertos do bailado O Quebra-Nozes
Simon Rattle, um dos maiores vultos da direção musical, apelidou O Quebra-Nozes de “um dos grandes milagres da criação musical”. Tchaikovsky compôs a popular partitura para o segundo bailado em que colaborou com o lendário coreógrafo Marius Petipa. A peça foi estreada em 1892, ganhando uma enorme notoriedade. Viria mais tarde a tornar-se central no filme Fantasia, da Disney, realçando a extraordinária qualidade visual da composição, responsável pela criação de um universo de conto de fadas em que objetos como o quebra-nozes ganham vida e elegância de movimentos.
Música e Ciência: Maria João Amorim
Quebra-Vírus
Como se relacionam a música e a ciência? Numa parceria com o Instituto Gulbenkian de Ciência, em cada Concerto de Domingo um investigador é convidado a apresentar um tema que relaciona as duas áreas.
Mecenas Gulbenkian Música
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.