• Veneza, c. 1496-1498
  • Têmpera e óleo (?) sobre madeira
  • Inv. 77

«Sacra Conversazione» ou Descanso na Fuga para o Egito

Cima da Conegliano

A pintura deverá ter sido executada em data próxima de Madonna dell’Arancio (Galleria dell’Accademia, Veneza), concebida originalmente para o altar de Santa Clara de Murano, em 1496-1498. O grupo, constituído pela Virgem e o Menino, apresenta em ambas as pinturas semelhanças óbvias, tal como acontece, de forma ainda mais evidente, em A Virgem e o Menino com São João Batista e Santa Lúcia (Staatliche Museen Preussischer Kulturbesitz, Gemäldegalerie, Berlim), na qual os santos, embora representados a meio corpo, se encontram em posição idêntica à que aqui podemos ver.

O tema da pintura remete para a cena do descanso na Fuga para o Egito – alusão assinalada, em segundo plano, pelo burro selado, pastando –, embora os dois santos nos flancos laterais façam pensar simultaneamente na obra como uma Sagrada Conversação. Além dos anjos e de São José, podemos ver à esquerda do núcleo central a figura de São João Baptista, enquanto no extremo oposto Santa Lúcia de Siracusa segura na mão uma lâmpada, um dos seus atributos característicos, referência à luz divina e à sabedoria.

No eixo da composição, plena de simetria e equilíbrio, ergue-se a árvore, símbolo da vida na tradição cristã. A paisagem, simultaneamente real e imaginária, uma reação emocional à luz, à maneira de Giovanni Bellini, incorpora igualmente a evocação virgiliana do mundo antigo, fonte inspiradora da paisagem idílica.

Féreol Bonnemaison, Paris; Sir Abraham Hume, 1819; Visconde de Alford, 1838; 3.º Conde de Brownlow, Ashridge, Berkhamsted, 1851. Adquirida por Calouste Gulbenkian, por intermédio de Colnaghi, na venda da Coleção Brownlow, Christie's, Londres, 4 de maio de 1923 (lote 22).

A. 53,9 cm; L. 71,6 cm

Washington D. C. 1950

European Paintings from the Gulbenkian Collection, catálogo da exposição. Washington D. C.: National Gallery of Art, 1950, pp. 18-19, n.º 4.

Coletti 1959

Luigi Coletti, Cima da Conegliano. Veneza: Neri Pozza, 1959, pp. 77-78, n.º 37.

Humfrey 1983

Peter Humfrey, Cima da Conegliano. Cambridge University Press: 1983, pp. 108-109, n.º 61.

Sampaio 2009

Luísa Sampaio, Pintura no Museu Calouste Gulbenkian. Lisboa/Milão: Museu Calouste Gulbenkian/Skira, 2009, pp. 34-35, cat. 9.

Conegliano 2010

Cima da Conegliano poeta del paesaggio, catálogo da exposição. Veneza, Conegliano: Palazzo Sarcinelli, 2010, p. 136-137, n.º 20.

Atualização em 15 junho 2022

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