• Florença, c. 1490
  • Têmpera sobre madeira
  • Inv. 282

Retrato de uma Jovem

Domenico Ghirlandaio

A personagem retratada nesta tábua lembra as figuras da família Sassetti pintadas a fresco pelo artista para uma das capelas da Igreja de Santa Trinità, em Florença. Traja à moda florentina da época com sobreposição de indumentária ajustada ao corpo e decote enfeitado por colar de coral.

As representações femininas de Ghirlandaio, como as de Botticelli, estão sujeitas a um compromisso estético que privilegia a estilização idealista e a unidade decorativa do conjunto, numa época em que se assiste à difusão do retrato entre a burguesia e ao gosto pela caracterização realista da figura. O delicado equilíbrio da forma e a harmonia das associações cromáticas deixam adivinhar a aspiração a um ideal de ordem como princípio de composição. Este fenómeno corresponde a uma tendência generalizada de humanização da arte.

Belo exemplo das representações do Quattrocento, a personagem apresenta a cabeça voltada a três quartos, sobre fundo neutro, de acordo com prática anterior à introdução de paisagem em segundo plano. O corte situa-se um pouco abaixo dos ombros e o rosto, embora tratado sem excessiva atenção ao detalhe, manifesta uma procura de figuração naturalista, uma vontade, como já foi dito, de «fazer verdadeiro».

Conde Savonelli, Roma, 1860; George Spiridon, 1860-1887; Joseph Spiridon, Paris, 1887-1929; venda Joseph Spiridon, Cassirer & Helbing, Berlim, 31 de maio de 1929 (n.º 29). Adquirida por Calouste Gulbenkian, por intermédio de Duveen, a Arthur Julius Goldschmidt, junho de 1929.

A. 44 cm; L. 32 cm

Washington D. C. 1950

European Paintings from the Gulbenkian Collection, catálogo da exposição. Washington D. C.: National Gallery of Art, 1950, pp. 36-37, cat. 13.

Kecks 1998

Ronald G. Kecks, Domenico Ghirlandaio, catalogo completo. Florença: Octavo, 1998, pp. 134-135, 137.

Nova Iorque 1999

Katharine Baetjer e James David Draper (eds.), «Only the Best». Masterpieces of the Calouste Gulbenkian Museum, Lisbon, catálogo da exposição. Nova Iorque: The Metropolitan Museum of Art, 1999, pp. 46-47, cat. 19.

Sampaio 2009

Luísa Sampaio, Pintura no Museu Calouste Gulbenkian. Lisboa/Milão: Museu Calouste Gulbenkian/Skira, 2009, pp. 30-31, cat. 7.

Madrid 2010

Ghirlandaio y el Renacimiento en Florencia, catálogo da exposição. Madrid: Museo Thyssen-Bornemisza, 2010, pp. 86-87, 289-290, n.º 21.

Lisboa 2011

Museu Calouste Gulbenkian. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 2011, p. 106, cat. 81.

Atualização em 15 junho 2022

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.