• Florença, c. 1490
  • Têmpera sobre madeira
  • Inv. 282
  • Pintura

Retrato de uma Jovem

Domenico Ghirlandaio

A personagem retratada nesta tábua lembra as figuras da família Sassetti pintadas a fresco pelo artista para uma das capelas da Igreja de S. Trinità, em Florença. Traja à moda florentina da época com sobreposição de indumentária ajustada ao corpo e decote enfeitado por colar de coral.

As representações femininas de Ghirlandaio, como as de Botticelli, estão sujeitas a um compromisso estético que privilegia a estilização idealista e a unidade decorativa do conjunto, numa época em que se assiste à difusão do retrato entre a burguesia e ao gosto pela caracterização realista da figura. O delicado equilíbrio da forma e a harmonia das associações cromáticas deixam adivinhar a aspiração a um ideal de ordem como princípio de composição. Este fenómeno corresponde a uma tendência generalizada de humanização da arte. Belo exemplo das representações do Quattrocento, a personagem apresenta a cabeça voltada a três quartos, sobre fundo neutro, de acordo com prática anterior à introdução de paisagem em segundo plano. O corte situa-se um pouco abaixo dos ombros e o rosto, embora tratado sem excessiva atenção ao detalhe, manifesta uma procura de figuração naturalista, uma vontade, como já foi dito, de “fazer verdadeiro”.

Proveniência

Conde Savonelli, Roma, 1860; George Spiridon, 1860-1887; Joseph Spiridon, Paris, 1887-1929; venda Joseph Spiridon, Cassirer & Helbing, em Berlim, a 31 de maio de 1929, n.º 29. Adquirida por Calouste Gulbenkian por intermédio de Duveen a Arthur Julius Goldschmidt, em junho de 1929.

A. 44 cm; L. 32 cm

Washington 1950

European Paintings from the Gulbenkian Collection (catálogo da exposição). Washington DC: National Gallery of Art, 1950, p. 36-37, n.º 13, il.

Kecks 1998

Ronald G. Kecks – Domenico Ghirlandaio, Catalogo completo. Florença: Octavo, 1998, p. 134-135, 137.

Nova Iorque 1999

Katharine Baetjer e James David Draper (eds.) - “Only the Best”. Masterpieces of the Calouste Gulbenkian Museum, Lisbon (catálogo da exposição). Nova Iorque: The Metropolitan Museum of Art, 1999, n.º 19, il., p. 46-47.

Sampaio 2009

Luísa Sampaio - Pintura no Museu Calouste Gulbenkian. Milão: Skira; Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2009, n.º 7, il., p. 30-31.

Madrid 2010

Ghirlandaio y el Renacimiento en Florencia (catálogo da exposição). Madrid: Museo Thyssen-Bornemisza, 2010, p. 86-87, n.º 21, il., p. 289-290.

Museu Calouste Gulbenkian 2011

Museu Calouste Gulbenkian. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2011, p. 106, n.º 81, il.