Encontro com a Política
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Sala 1 Fundação Calouste GulbenkianProcura-se nesta apresentação reconstituir aquilo que foram as experiências de expatriação, exílio e oposição de vários portugueses no Reino Unido nas décadas de 1960 e 1970. Vivendo as últimas etapas da dissolução do seu império ultramarino, a sociedade britânica constituiu-se como um dos epicentros das transformações culturais mais marcantes dos «longos anos 60». Londres em particular tornou-se uma metrópole com um perfil cosmopolita e multicultural que fez dela um local de peregrinação obrigatório para quem se quisesse sintonizar com as últimas tendências das artes e da cultura popular em geral.
Para um conjunto significativo de portugueses, as ilhas britânicas tornaram-se também um espaço de refúgio relativamente à opressão política e cultural do Estado Novo. Alguns conseguiriam também manter alguma atividade política, ora dinamizando iniciativas de denúncia das condições ditatoriais em Portugal, ora se envolvendo em ações de contestação à guerra colonial.
Esta conferência faz parte de um ciclo de encontros realizado no âmbito da exposição Pós-Pop. Fora do lugar-comum.
Orador: Pedro Aires Oliveira
Pedro Aires Oliveira é docente no departamento de História da FCSH e investigador do Instituto de História Contemporânea, centro que dirige desde 2016. As suas áreas de investigação incluem temáticas como as relações luso-britânicas no século XX, o colonialismo e a descolonização e também as experiências do exílio e oposição nas últimas décadas do Estado Novo.