Arte e Tecnologia

Coordenação editorial
António Manuel Nunes dos Santos
Edição
Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Serviço ACARTE. Serviço de Ciência, 1993
Notas
Obra publicada por ocasião do colóquio «Arte e Tecnologia»
Proveniência
Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / AHG 618
Direitos
A utilização deste documento, de acordo com os Termos de Utilização, exige a prévia autorização da respetiva entidade detentora (Proveniência). No caso de o documento pertencer ao acervo da Fundação Calouste Gulbenkian essa autorização poderá ser solicitada através do formulário Autorização para a Utilização.
Texto(s)
Madalena de Azeredo Perdigão, «Palavras de boas-vindas», pp. 1-5 / pp. 7-9
António Manuel Nunes dos Santos, «Introdução ao colóquio», pp. 11-16 / pp. 17-20
Bettina Brendel, «The artist as physicist», pp. 21-29
István Hargittai, «Bridging art and science with symmetry», pp. 31-45
Emanuel Dimas de Melo Pimenta, «Quantos sentidos precisamos?», pp. 47-55
Décio Pignatari, «A luz sólida», pp. 57-62
Philippe Manoury, «De l'incidence des systèmes en temps-rèel sur la crèation musicale», pp. 63-72
Fernando Gil, «Du «chaos» grec au «monde moderne»», pp. 73-90
José Manuel Costa, M. S. Fonseca, «Imagem química, imagem electrónica: interacção e consequências narrativas em «One from the heart» de Francis Coppola», pp. 91-102
Pedro Faria Lopes, «Animação por computador», pp. 103-114
Pierre Laszlo, «The pictures of science», pp. 115-132
Opy Zouni, «L'art à travers la voie de la géometrie: vue d'un artiste dont le langage pictural est la géometrie», pp. 133-143
René Berger, «L'ordinateur à la recherche d'une âme. Le défi des artistes», pp. 145-160
Jürgen Claus, «The electronic bauhaus. Gestalt technologies and the electronic challenge to the visual art», pp. 161-175
José-Augusto França, «Arte-Ciência-Tecnologia. História e linguagem», pp. 177-185
João Manuel Caraça, «Ciência, tecnologia e cultura numa sociedade em transição», pp. 187-194
Mahmoud Sabri, «An artistic representation of the structure of the hydrogen (H) atom: quantum realism», pp. 195-208
Fernanda Viana, «Investigação da criação artística. O desenho subjacente na pintura», pp. 209-216
José Lima de Freitas, «Mito e paradigma», pp. 217-234
Alberto Lopes, «Da existência de meios tecnológicos à criação de um «objecto artístico»», pp. 235-244
José A. Themudo de Castro, Ângelo Queiroz da Fonseca, Maria Susana Veiga Simão Canedo Neves, «Tecnologias de informação e a arte», pp. 245-252
Anthony Hill, «Modern art & mathesis», pp. 253-262
António Manuel Nunes dos Santos, Christopher Auretta, «Factos, ficção e a arte de persuasão: diálogo entre a ciência e a literatura», pp. 263-274
Heinz-Otto Peitgen, Hartmut Jürgens, «Fractals: algorithms to model reality», pp. 275-290

Exposições

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.