Algarve Photo Salon. 14.º Salão de Arte Fotográfica do Algarve

Algarve Photo Salon. Salão Internacional de Arte Fotográfica do Algarve

Exposição que apresentou uma seleção de trabalhos a concurso na 14.ª edição do «Algarve Photo Salon, Salão Internacional de Arte Fotográfica do Algarve», evento anual organizado pelo Racal Clube, em parceria com a Fédération Internationale de l’Art Photographique, a Photographic Society of America e a Associação Portuguesa de Arte Fotográfica.
Exhibition presenting a selection of works for the contest of the 14th Algarve Photo Salon, the Algarve International Photographic Art Salon, an annual event held by the Racal Club in partnership with the International Federation of Photographic Art, the Photographic Society of America and the Portuguese Association of Photographic Art.

Organizado anualmente pelo Racal Clube desde 1975, o «Algarve Photo Salon. Salão Internacional de Arte Fotográfica do Algarve» (SIAFA) inauguraria a sua 14.ª edição na Vilamoura – Galeria de Arte (Algarve), onde estaria patente entre 28 de agosto a 1 de setembro de 1988. Seguiria depois para o Hotel Eva, em Faro, onde ficaria de 9 a 13 desse mês (Algarve Photo Salon, 1988).

Através do seu Serviço de Exposições e Museografia (SEM), a Fundação Calouste Gulbenkian associou-se ao certame, acolhendo uma seleção de «cerca de 100 fotografias, de […] 50 × 60 cm […] bem como […] 600 diapositivos» (Telex de Eduardo Cabrita dos Santos para José Sommer Ribeiro, 8 set. 1988, Arquivos Gulbenkian, SEM 00393). As fotografias constituíam apenas uma pequena amostra entre o avultado total de «6372 trabalhos de 1738 concorrentes de 51 países» (Ibid.).

O conjunto selecionado terá contemplado maioritariamente peças dos 46 fotógrafos galardoados com 60 distinções, entre prémios e menções honrosas, atribuídas nas três categorias técnicas do concurso: Preto-e-branco (431 peças a concurso), Cores (286 peças a concurso) e Diapositivos (657 peças a concurso) (Ibid.). No caso dos slides, o critério pôde ser mais alargado, trazendo a Lisboa o elevado número de 600 imagens que tinham estado a concurso. As três categorias incluíram a subcategoria Algarve, premiando imagens dessa região.

O júri desta 14.ª edição foi constituído pelos fotógrafos portugueses Avelino Marques e Eduardo Gageiro, bem como pelo fotógrafo austríaco Willy Hengl, cujo nome deu título a um dos prémios atribuídos, presente nas três categorias (Troféu Willy Hengl – Melhor Trabalho Criativo) (Ibid.).

Na Fundação Calouste Gulbenkian, a exposição seria inaugurada a 21 de setembro, na Zona de Congressos da Sede, onde permaneceria apenas até ao dia 28 do mesmo mês. Durante a curta duração da exposição, a Fundação venderia oito catálogos e ofertaria 13, de um total de 50 exemplares enviados para o efeito pelo Racal Clube (Carta de José Paulo Nunes de Oliveira para Eduardo Cabrita dos Santos, 13 out. 1988, Arquivos Gulbenkian, SEM 00393).

Nas palavras de Eduardo Cabrita Santos, diretor-geral do Racal Clube, o «Algarve Photo Salon» apresentava-se em 1988 como o maior festival do circuito internacional promovido pela Fédération Internationale de l'Art Photographique (FIAP) e pela Photographic Society of America, que lhe terão mesmo atribuído «a máxima classificação entre os 100 que se realizam no mundo» (Carta de Eduardo Cabrita dos Santos para José Sommer Ribeiro, 28 out. 1988, Arquivos Gulbenkian, SEM 00393). Para tal, pôde contribuir a Associação Portuguesa de Arte Fotográfica, membro da FIAP, principal parceiro nacional da produção do festival.

A última edição do «Algarve Photo Salon» de que há notícia foi a 38.ª, ocorrida em 2013 e organizada igualmente pelo Racal, a par do mais recente «Salão Internacional de Vídeo do Algarve», de que o Clube também se tornou promotor.

Daniel Peres, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00393

Pasta com documentação referente à apresentação na Fundação Calouste Gulbenkian de uma seleção e trabalhos que tinham estado a concurso. Contém convite e epistolografia diversa no âmbito da produção desta itinerância dessas peças para Lisboa. 1988 – 1988


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