Álvaro Lapa. Retrospectiva

Exposição itinerante e individual retrospetiva de Álvaro Lapa (1939-2006), organizada pela Fundação de Serralves e pelo Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão. Foram apresentadas pinturas de 1958 a 1993, selecionadas por Álvaro Lapa, responsável ainda pelo projeto museográfico da exposição.
Travelling solo retrospective exhibition on Álvaro Lapa (1939-2006) organised by the Serralves Foundation together with the José de Azeredo Perdigão Modern Art Centre. The show featured paintings produced between 1958 and 1993, selected by Álvaro Lapa, who undertook the exhibition’s museography.

«Álvaro Lapa. Retrospetiva» foi, como o nome indica, uma exposição que compreendeu a obra pictórica do pintor e escritor autodidata, realizada entre 1968 e 1993 e organizada pela Fundação de Serralves e pelo Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão (CAMJAP) da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi primeiramente apresentada na Fundação de Serralves, de 19 de maio a 17 de julho de 1994, e depois no CAMJAP, de 8 de setembro a 30 de outubro desse mesmo ano.

A seleção dos 104 trabalhos foi feita por Álvaro Lapa, assim como a sua organização curatorial em cinco núcleos, sob uma temática de aproximação narrativa e estética, ou formal. Se Álvaro Lapa criou uma apresentação pessoal e íntima do modo como entende a sua própria obra, esta é, já de si, autobiográfica e denunciadora de um universo introspetivo, que comunica através da criação de um vocabulário próprio, de temas, símbolos e composições visuais. O corpus artístico de Lapa, caracterizado por uma harmonia estética na qual se misturam diversas influências artísticas, literárias e filosóficas, combina a «delicadeza emotiva do diário íntimo» com a «áspera crueza expressiva dos materiais pobres, de suportes frágeis, decrépitos até, cartões prensados, tintas espessas a que se mistura o viscoso das colas» (Álvaro Lapa. Retrospectiva, 1994, p. 8).

É, assim, um trabalho que reflete uma interiorização de diferentes referenciais intelectuais, como a arte bruta de Jean Dubuffet e o abstracionismo surrealista de Robert Motherwell; a escrita de Antonin Artaud e de Arthur Rimbaud; o pensamento filosófico e psicanalista de Friedrich Nietzsche, Ludwig Wittgenstein e Wilhelm Reich; sem esquecer a importância que a descoberta do budismo zen teve para o pintor.

Parafraseando Maria Helena de Freitas, responsável pela exposição em Lisboa, não se pretendeu com esta retrospetiva traçar um percurso de progresso cronológico na obra de Álvaro Lapa, algo que se revelaria de difícil concretização pela grande coerência plástica que caracteriza a sua obra e que se desenvolve em sucessivas séries narrativas. Dentro de cada série, é produzido um fio narrativo que lhe confere uma lógica própria através da «existência de uma forma/solução que se repete e que, apesar de metamorfoseada, se reconhece na sua organicidade, tornando-se agente de uma acção» (Ibid., p. 16).

Ao mesmo tempo, a contaminação entre séries pictóricas, que se podem ler como conjuntos de retratos, paisagens e combinações dos dois géneros, é conseguida através da passagem de elementos que, apesar de desfigurados e por vezes diluídos, estabelecem pontes formais entre as diferentes narrativas, como acontece em Moradas na Mãe-Terra e Escuro, ou em Mesas, e nas pinturas Schliemann, Passeio, Maré e História Trágico-Marítima.

O cruzamento entre pintura e escrita é outro aspeto importante da obra do artista, autor de uma produção literária que inclui teoria da arte, poesia e ficção. A inscrição presente na pintura reflete este contágio, que dilui as fronteiras entre as duas formas de expressão, e é conseguida ainda através da homenagem a vários autores literários, como na série dos Cadernos de 18 escritores (Burroughs, Henry Miller, Franz Kafka, Céline, etc.).

O catálogo da exposição, editado pela Fundação de Serralves, apresenta textos de Fernando Pernes, Rui Mário Gonçalves e Maria Helena de Freitas, assim como a reprodução das obras expostas, uma biografia do artista, bibliografia, uma lista de prémios atribuídos e outra de coleções em que Álvaro Lapa se encontra representado.

A exposição foi divulgada na edição de outubro-dezembro da Colóquio/Artes, revista trimestral de artes plásticas, música e bailado, e no Ver Artes, programa de artes plásticas, arquitetura e decoração emitido pelo canal televisivo RTP2 e apresentado pelo crítico de arte Alexandre Melo.

Segundo Cristina Azevedo Tavares, esta retrospetiva de Álvaro Lapa, autor de uma obra de difícil acesso, pela combinação de diferentes referentes intelectuais externos com materiais pobres, rompendo com o tradicional e desenvolvendo «uma ética muito pessoal, e uma anti-estética, quase uma anti-arte que durante muito tempo foi incompatível com os valores artísticos mais generalizadamente veiculados […], veio precisamente repor a autenticidade e qualidade deste pintor, exterior a modas, e experimentador de várias narrativas» (Tavares, Colóquio/Artes, out.-dez. 1994, p. 56).

Carolina Gouveia Matias, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Caderno de Céline

Álvaro Lapa (1939-2006)

Caderno de Céline, 1990 / Inv. 95P350

Francisco de Assis

Álvaro Lapa (1939-2006)

Francisco de Assis, 1989 / Inv. 95P349

Os Criminosos e as suas Propriedades

Álvaro Lapa (1939-2006)

Os Criminosos e as suas Propriedades, 1974/75 / Inv. 75P416

Voici nos Acteurs

Álvaro Lapa (1939-2006)

Voici nos Acteurs, 1972 / Inv. 73P415

Caderno de Céline

Álvaro Lapa (1939-2006)

Caderno de Céline, 1990 / Inv. 95P350

Francisco de Assis

Álvaro Lapa (1939-2006)

Francisco de Assis, 1989 / Inv. 95P349


Eventos Paralelos

Visita(s) guiada(s)

[Álvaro Lapa. Retrospectiva]

19 mai 1994 – 17 jul 1994
Casa de Serralves – Fundação de Serralves
Porto, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Jorge Molder (à esq.) e Álvaro Lapa (ao centro)

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00330

Pasta com documentação referente à produção a exposição. Contém seguros, correspondência externa e interna, orçamentos, lista de obras e material para o catálogo. 1993 – 1995

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/044-D02932

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG-CAMJAP, Lisboa) 1994

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 115825

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG-CAMJAP, Lisboa) 1994


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