Beatriz Milhazes. Quatro Estações

Celebrações do Ano do Brasil em Portugal

Exposição da artista brasileira contemporânea Beatriz Milhazes (1960), organizada em parceria pelo Centro de Arte Moderna e pela Fondation Beyeler (Suíça), no âmbito das comemorações do Ano do Brasil em Portugal e em paralelo com a apresentação da exposição «Rosângela Rennó. Frutos Estranhos».
Exhibition on Brazilian contemporary artist Beatriz Milhazes (1960) organised by the Modern Art Centre in partnership with the Fondation Beyeler (Switzerland) for the events commemorating the Year of Brazil in Portugal. The show was staged in parallel with the presentation of the exhibition “Rosângela Rennó. Strange Fruits”.

Exposição individual e itinerante da artista brasileira Beatriz Milhazes (1960), organizada pelo Centro de Arte Moderna (CAM), com a colaboração da Fondation Beyeler, em Basileia, onde a mostra havia sido previamente apresentada. Inaugurada a 16 de fevereiro de 2012, no CAM, ocupou toda a Nave (piso 0) do edifício, assim como o Hall e a Sala A, partilhando honras de abertura com a exposição dedicada a Rosângela Rennó, «Rosângela Rennó. Frutos Estranhos».

Maioritariamente composta por pintura e colagem, foi a primeira exposição institucional da artista em Portugal, pretendendo dar a conhecer ao público português a sua produção artística, ainda algo desconhecida, como a própria destaca: «Acho que é importante ter as pinturas e colagens pois será minha primeira mostra institucional em Portugal e muitos não conhecem meu trabalho. A relação com a mostra Beyeler creio ser também um ótimo link.» (Carta de Beatriz Milhazes, 2011, Arquivos Gulbenkian, CAM 00662)

Com o intuito de mostrar um entendimento entre o modernismo brasileiro e europeu, a arte de Beatriz Milhazes destaca-se pela sua exuberância, musicalidade e diversidade cromática, características que podem ser vistas nas colagens apresentadas, compostas muitas vezes a partir de materiais do quotidiano, como invólucros de rebuçados e chocolates.

A exposição é apresentada em Lisboa após itinerâncias em Basileia, na Fondation Beyeler (entre 29 de janeiro e 15 de maio de 2011), e na Galerie Max Hetzler, em Berlim (entre 10 de setembro e 5 de novembro de 2011).

As obras apresentadas são, na sua maioria, transversais a todas as itinerâncias, ainda que o conjunto de quatro telas intitulado Gamboa Seasons e o móbile Gamboa sejam o foco da exposição. Gamboa Seasons ilustra as estações do ano no Rio de Janeiro, e a largura das telas varia consoante a duração da estação. Já o móbile Gamboa, inspira-se no Carnaval carioca, mostrando a forma como a artista se inspira no ambiente da sua cidade natal.

Para Lisboa, Beatriz Milhazes faz uma pintura em vinil adesivo, recortado e colado – Jardim Verde –, que pretende ser um site-specific para estabelecer uma relação entre o espaço arquitetónico da exposição e o jardim que «entra» pelas janelas da Nave, aludindo ao projeto que a artista havia realizado anteriormente para o restaurante da Tate Modern, em exposição entre 2005 e 2007.

Acompanhado por um caderno de exposição criado especificamente para a mostra no CAM, o catálogo da exposição é comum às itinerâncias em Basileia, Berlim e Lisboa, reunindo fotografias que mostram a organização do espaço expositivo na Fondation Beyeler e textos de uma das curadoras da exposição, Michiko Kono, e do crítico e curador de arte contemporânea Delfim Sardo.

A exposição foi acompanhada por um conjunto de iniciativas bastante significativo, das quais se destacam workshops e visitas guiadas com a artista e as curadoras, estabelecendo, em simultâneo, uma relação com a exposição de Rosângela Rennó.

Com encerramento inicialmente previsto para 13 de maio de 2012, a exposição seria prolongada até ao dia 20 de maio de 2012.

Patrícia Simões, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Eventos Paralelos

Visita(s) guiada(s)

Encontros ao Fim da Tarde

fev 2012 – mai 2012
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

Domingos com Arte

mar 2012 – mai 2012
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

Uma Obra de Arte à Hora do Almoço

mar 2012 – mai 2012
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal
Oficina / Workshop

Práticas Criativas. Técnicas Artísticas para Não-artistas, Módulo II. Diversificar e Cruzar Materiais

mar 2012
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

[Beatriz Milhazes. Quatro Estações]

29 mar 2012
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Beatriz Milhazes
Beatriz Milhazes (à esq.) e Cristina Sena da Fonsca (ao centro)
Rui Vilar (ao centro) e Beatriz Milhazes (à dir.)
Beatriz Milhazes
Isabel Carlos (ao centro) e Teresa Gouveia (à dir.)
Beatriz Milhazes
Simonetta Luz Afonso
Beatriz Milhazes

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00662

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência interna e externa. 2011 – 2012

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00659

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém informações relativas ao transporte das obras, orçamentos e despesas, textos para catálogo, listas de obras, recortes de imprensa, correspondência, formulários de empréstimo, «facility report» e convite. 2011 – 2012

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 6768

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG, Lisboa) 2012

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 6769

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 2012 – 2012


Exposições Relacionadas

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