Rosângela Rennó. Frutos Estranhos

Celebrações do Ano do Brasil em Portugal

Exposição itinerante e individual de Rosângela Rennó (1962), integrada nas comemorações do Ano do Brasil em Portugal e organizada pelo Centro de Arte Moderna, em parceria com o Fotomuseum Winterthur. Apresentou uma seleção de trabalhos da artista brasileira, produzidos durante um período de vinte anos de atividade artística: 1991 a 2012.
Travelling solo exhibition of works by Rosângela Rennó (1962) included in the events commemorating the Year of Brazil in Portugal and organised by the Modern Art Centre in partnership with the Fotomuseum Winterthur. The show featured a selection of works by the Brazilian artist produced over the course of twenty years, between 1991 and 2012.

Exposição individual e itinerante da artista brasileira nascida em 1962, em Belo Horizonte, organizada pelo Centro de Arte Moderna (CAM), com a colaboração do Fotomuseum Winterthur e com o alto patrocínio da Embaixada do Brasil em Portugal. Apresentada num primeiro momento em Lisboa, a exposição seguiria depois para a Suíça, para o Fotomuseum Winterthur, onde esteve patente entre 9 de junho e 19 de agosto de 2012, ficando a curadoria a cargo do diretor e curador do museu, Urs Stahel.

A exposição em Lisboa, com a curadoria de Isabel Carlos, seria inaugurada a 16 de fevereiro de 2012, partilhando honras de abertura com a exposição de outra artista brasileira, Beatriz Milhazes, intitulada «Beatriz Milhazes. Quatro Estações». Ambas as exposições foram um forte testemunho da qualidade da produção artística contemporânea brasileira.

Trabalhando media como a fotografia, o vídeo e a instalação, «Rosângela Rennó. Frutos Estranhos» constituiu a maior exposição antológica dedicada à artista até então. Nas palavras da curadora, «a obra de Rennó alerta-nos constantemente para o uso da imagem fotográfica como dispositivo social e político e, simultaneamente, instaura uma nova percepção da fotografia dita comum ou de uso funcional» (Carta de Isabel Carlos para Moira Pinto Coelho, 27 set. 2011, Arquivos Gulbenkian CAM 00659). Estas questões ficam patentes na própria escolha do título, «Frutos Estranhos», que remete para uma série de trabalhos realizados pela artista em 2006, que analisavam o debate entre o analógico e o digital.

Apresentando um conjunto variado de obras, a artista trouxe à Fundação Calouste Gulbenkian um lado mais reflexivo da arte brasileira, evidenciando temáticas como o colonialismo e o racismo e dando novos significados a imagens que ficaram esquecidas no tempo e a histórias privadas que não tiveram lugar nas narrativas oficiais.

O projeto museográfico ficou a cargo de Cristina Sena da Fonseca, que construiu, no piso 1 e na Sala B do CAM, um percurso expositivo assente na ideia de viagem e de diáspora da imagem, como afirma Isabel Carlos no catálogo da exposição: «Uma outra vertente que atravessa a exposição é a da viagem ou diáspora das imagens ou de como o modo de captar é diverso consoante somos turistas, viajantes ou emigrantes e de como por sua vez as imagens viajam de um lugar para o outro, de continente a continente […], de um contexto para outro.» (Rosângela Rennó. Frutos Estranhos, 2012, p. 27)

O catálogo, comum às duas itinerâncias em Lisboa e Winterthur, apresentou textos de Isabel Carlos, Urs Stahel e Nuno Crespo, complementados por um conjunto de imagens das obras da artista, assim como a lista completa dos seus trabalhos. A apresentação no CAM foi acompanhada igualmente pela edição de um folheto.

Em torno da exposição desenvolveu-se um conjunto diversificado de programação paralela, através de workshops e visitas guiadas, promovendo-se igualmente pontes com a exposição «Beatriz Milhazes. Quatro Estações», por intermédio de visitas com a presença de ambas as artistas e da curadora Isabel Carlos.

Patrícia Simões, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Eventos Paralelos

Visita(s) guiada(s)

Encontros ao Fim da Tarde

fev 2012 – mai 2012
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

Domingos com Arte

fev 2012 – abr 2012
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

Uma Obra de Arte à Hora do Almoço

fev 2012 – abr 2012
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal
Curso

O Artista como Narrador. Arte Contemporânea. Enquadramentos, Narrativas e Formas de Ver. Módulo II

fev 2012
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal
Oficina / Workshop

Práticas criativas. Técnicas artísticas para não artistas, módulo II. Arquivos, Memórias e Fotografias

mar 2012
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Julião Sarmento (ao centro)
Rosângela Rennó (à esq.) e Julião Sarmento (à dir.)
Isabel Carlos (à esq.)
Cristina Guerra (à esq.) e Rosângela Rennó (ao centro)
Isabel Carlos (à dir.)
Rosângela Rennó (ao centro)
Emílio Rui Vilar (à dir.)
Emílio Rui Vilar (à esq.)
Teresa Patrício Gouveia (à esq.)
Simoneta Luz Afonso

Documentação


Periódicos


Páginas Web


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00659

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém informações relativas ao transporte das obras, orçamentos e despesas, textos para catálogo, listas de obras, recortes de imprensa, correspondência, formulários de empréstimo, «facility report» e convite. 2011 – 2012

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00659

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém informações relativas ao transporte das obras e «condition reports». 2012 – 2012

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 7066

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG, Lisboa) 2012

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 7067

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 2012


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.